Pular para o conteúdo
Search

Marca figurativa da PUMA tem alto renome reconhecido pelo INPI

Marca figurativa da PUMA tem alto renome reconhecido pelo INPI
Marca figurativa da PUMA tem alto renome reconhecido pelo INPI

Com a assessoria do escritório Gruenbaum, Possinhas & Teixeira, especializado em Propriedade Intelectual, a PUMA conquistou na semana passada o reconhecimento do Alto Renome de sua marca figurativa. O reconhecimento da marca figurativa do “jumping cat” contribui para elevar o grau de exclusividade da empresa PUMA perante o mercado brasileiro. O status é concedido pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) após uma análise minuciosa e criteriosa de evidências de que determinada marca extrapolou seu escopo primitivo de proteção em razão de sua alta distintividade e do grande reconhecimento perante o mercado. Dessa forma, a marca figurativa em questão entrou para um time de pouco mais de 100 marcas reconhecidas pelo INPI como de Alto Renome.

Em razão do nível de reconhecimento alcançado, as marcas de Alto Renome recebem tratamento diferenciado em relação a marcas comuns sendo protegidas, pelo período de 10 anos, em todos os ramos de atividade. A proteção extensiva tem o objetivo de evitar o aproveitamento parasitário por terceiros e a diluição do poder distintivo das marcas que atingiram esse renomado status.

Dentre as diversas evidências apresentadas para embasar o requerimento de Alto Renome, constava a pesquisa de opinião pública conduzida pelo Instituto Datafolha, que constatou que 86% dos entrevistados reconheceram espontaneamente a marca figurativa, o que corresponde ao reconhecimento por aproximadamente 138 milhões de brasileiros com mais de 16 anos. Dentre aqueles que reconheceram a marca, 72% afirmaram que ela pertence à PUMA SE, 90% a associaram ao segmento de artigos de vestuário esportivo e o mesmo percentual afirmou que a marca tem boa reputação no mercado, identificando produtos ou serviços de qualidade.

Fundada na Alemanha em 1948, a PUMA é uma marca global de artigos esportivos, reconhecida por sua ampla gama de produtos, incluindo calçados, roupas e acessórios. A marca figurativa representa um “gato selvagem”, conhecido pelo dinamismo, velocidade e agilidade.

A parceria entre a PUMA SE e o escritório Gruenbaum, Possinhas & Teixeira, portanto, buscou pelo reconhecimento oficial, visando fortalecer a posição e a reputação da empresa no mercado.

“Obter o reconhecimento do Alto Renome de mais uma marca da PUMA no país do futebol, e onde atuam tantas outras marcas esportivas, é mais uma confirmação da reputação e da boa impressão que os brasileiros têm da PUMA”, afirma a advogada associada Isadora Lima, que participou do processo de requerimento do Alto Renome.

Andréa Possinhas, sócia sênior do escritório e responsável pela área de Propriedade Intelectual e Marcas, disse: “O reconhecimento do Alto Renome da marca figurativa certamente será um importante reforço nas ações promovidas pela PUMA contra a pirataria e a falsificação de produtos por terceiros, que tentam se valer da reputação conquistada pela empresa ao longo de anos”.

Sobre o Escritório Gruenbaum, Possinhas & Teixeira

Fundado na capital do Rio de Janeiro no ano de 1969, o escritório construiu sua reputação na área de Propriedade Intelectual. Em 2012, o escritório alterou seu quadro societário com a entrada da sócia Andréa Possinhas e passou a ser denominado Gruenbaum, Possinhas & Teixeira, com o objetivo de incrementar e reafirmar sua atuação, aliando tradição e contemporaneidade, através de uma aproximação maior com seus clientes e uma renovação nas práticas dos serviços prestados.

Entre os clientes encontram-se grupos empresariais nacionais e estrangeiros, concessionárias de serviços públicos, além de pequenos e médios empreendedores e pessoas físicas, em todos os setores da indústria, especialmente nas áreas farmacêutica, de petróleo e gás, química, mecânica, tecnologia, têxtil, entretenimento, tabaco, alimentos, bebidas, calçados e cosméticos.

Noticiário das Caravelas

Coluna da Angela

Angela é uma jornalista prestigiada, com passagem por vários veículos de comunicação da região, entre eles a marca da imprensa buziana, o eterno e irreverente jornal “Peru Molhado”.

Coluna Clinton Davison

Matérias Relacionadas

Cabo Frio sedia Fórum de Desenvolvimento da Região dos Lagos

Tawa Beach Club promete fim de semana repleto de atrações musicais e gastronômicas

Acúmulo de lixo em Itaipava ameaça saúde pública e economia local

Exposição celebra 200 anos da imigração alemã no Brasil

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

Receba nossa Newsletter!

Poxa você já está indo? Bem que você, poderia ficar mais um pouco!

Se precisar mesmo ir, não deixe de assinar nossa Newsletter. Todo dia enviamos nossas notícias diretamente no seu e-mail, você fica informado sobre tudo em primeira mão.

Receba nossa Newsletter!

Ahh outra coisa, ao assinar, acesse seu e-mail e confirme que deseja receber nossa newsletter.