Pular para o conteúdo
Search

Pesquisa traça perfil da mulher empreendedora no Brasil

Pesquisa traça perfil da mulher empreendedora no Brasil
Pesquisa traça perfil da mulher empreendedora no Brasil

A pesquisa “Empreendedoras e seus Negócios 2023”, feita pelo Instituto Rede Mulher Empreendedora (IRME) e divulgada no portal Meio & Mensagem, gerou resultados que permitem traçar um perfil do empreendedorismo feminino no Brasil. Através de uma pesquisa quantitativa on-line, foram feitas 4.180 entrevistas com empreendedores.

O levantamento teve abrangência nacional e usou como definição de “empreendedora” a pessoa que tem negócio próprio ou trabalha por conta própria. O primeiro resultado apresentado pela pesquisa é a predominância de mulheres negras entre as entrevistadas: elas representam 82% das participantes. Outro dado destacado pelos autores da pesquisa é a classe social predominante, já que metade das entrevistadas pertencem às classes DE (baixa renda).

O estudo destacou ainda os segmentos de negócios nos quais as mulheres estão empreendendo. Segundo os resultados, os setores de alimentação e bebidas, de beleza e cosméticos e de artesanato e vestuário são aqueles em que as mulheres mais atuam.

“Era esperada essa predominância das mulheres na área de beleza, artesanato, alimentação, porque teoricamente é com o que a mulher mais se identifica, se compararmos com uma área em que eu trabalhava antes e que era predominantemente masculina”, relata Vanda Vargas, formada em Ciências Contábeis e CEO da Holding VG Beauty, empresa de beleza e estética avançada. “A forma com que eu tinha que me posicionar em relação à estética diz muito sobre o momento que a gente vem passando”.

Entre os homens empreendedores, o segmento que predomina é o da tecnologia e informação. Vanda, que atuava no segmento metalúrgico antes de investir em estética, conta que sempre teve que “endurecer para poder lidar com os homens” e que, mesmo demonstrando a mesma aptidão para o cargo que eles, ganhava menos.

“Então comecei a migrar para uma área em que vi potencial para as mulheres, que precisam se posicionar através da questão da aparência para poder se impor”, explica a empreendedora. Entre as mulheres participantes da pesquisa citada, a maioria (55%) afirmou ter começado a empreender por necessidade, enquanto as 40% restantes o fizeram por ter enxergado uma “oportunidade” de negócios.

Informações coletadas pelo levantamento do IRME permitiram concluir que quatro em cada dez empreendedoras ainda não faturam o suficiente para cobrir os custos dos seus negócios. Somente uma em cada dez delas lucra para conseguir investir, além de pagar despesas básicas do negócio e contas pessoais.

“No ambiente de trabalho, muitas vezes uma mulher tem que se posicionar em relação a um homem através da estética. Então realmente tem esse viés, tem esse ‘gap’, que é bem importante salientar”, diz Vanda, que entende que é possível transformar essa diferença em oportunidade de negócios. 

“Podemos pensar em um formato de academia que ensina mulheres a compreender a parte de vendas e de organização. Algo não só focado na estética em si, no salão em si, mas que possa abranger e ajudar outras mulheres a potencializarem seus empreendimentos”, finaliza a empresária.

Noticiário das Caravelas

Coluna da Angela

Angela é uma jornalista prestigiada, com passagem por vários veículos de comunicação da região, entre eles a marca da imprensa buziana, o eterno e irreverente jornal “Peru Molhado”.

Coluna Clinton Davison

Matérias Relacionadas

Cabo Frio sedia Fórum de Desenvolvimento da Região dos Lagos

Tawa Beach Club promete fim de semana repleto de atrações musicais e gastronômicas

Acúmulo de lixo em Itaipava ameaça saúde pública e economia local

Exposição celebra 200 anos da imigração alemã no Brasil

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

Receba nossa Newsletter!

Poxa você já está indo? Bem que você, poderia ficar mais um pouco!

Se precisar mesmo ir, não deixe de assinar nossa Newsletter. Todo dia enviamos nossas notícias diretamente no seu e-mail, você fica informado sobre tudo em primeira mão.

Receba nossa Newsletter!

Ahh outra coisa, ao assinar, acesse seu e-mail e confirme que deseja receber nossa newsletter.