Pular para o conteúdo
Search

Licença parental inclui todas as configurações familiares

Licença parental inclui todas as configurações familiares
Licença parental inclui todas as configurações familiares

Licença parental é um termo que ainda gera muitas dúvidas. Diferente da licença paternidade e da maternidade, a licença parental é um benefício que atende a todas as configurações familiares. Uma pesquisa realizada pelo Filhos no Currículo em parceria com a HR Tech Infojobs, revelou que a questão de licenças estendidas está entre os benefícios mais desejados pelos profissionais que têm filhos.

No will Bank, banco 100% digital com mais de 6 milhões de clientes em todo o Brasil, a licença parental é uma realidade desde 2022. Com uma cultura igualitária, o banco oferece 180 dias de licença para todos os colaboradores que tenham filhos biológicos, adotivos e/ou reprodução assistida, sem a necessidade de identificação de gênero.

A chegada de um bebê, ou a adoção de um filho, costuma, em geral, ser um motivador e impulsionador na carreira profissional. Um estudo realizado pela McKinsey revelou que 100% das pessoas entrevistadas gostariam de ter mais tempo junto à criança recém-chegada à família, e uma parcela significativa indicou que ao voltar para as atividades, se sentiu mais motivado e propenso a permanecer trabalhando na empresa por mais tempo.

A discussão é antiga, mas os benefícios registrados a partir dessa prática devem, com o tempo, ser reconhecidos e validados pela sociedade. A colaboradora Andréa Santana, do time de marketing do will Bank, que desfrutou da licença, é mãe de Gael, fruto da relação com a esposa Ana Luísa – que gerou a criança. Ana trabalha em uma consultoria enquadrada como empresa cidadã e, conforme manda a lei, teve acesso a seis meses de licença maternidade. Já Andréa, fracionou a licença. Tirou dois meses logo após o parto e, o restante vai usufruir quando a parceira retornar às atividades.

Outro exemplo do uso da licença é do colaborador Ciro Valente Filho, que acompanhou os primeiros meses do filho Otto. “Foi uma das melhores notícias que recebi. É muito importante ter a oportunidade de acompanhar o desenvolvimento do meu filho e participar dos cuidados. O que me deixou ainda mais feliz é ser um benefício inclusivo para todas as configurações familiares. Isto é uma grande representação de como o will Bank está preocupado com seus colaboradores e com a inclusão”, disse o staff engineer.

O banco digital acredita que com a criação de um ambiente de segurança psicológica não há motivos para que seus funcionários fiquem inseguros em relação a utilização do benefício. “Nosso objetivo foi buscar uma solução que atenda todas as configurações familiares e identidades de gênero de forma igualitária. Humanizar essas relações é um ponto de inflexão necessário e estamos satisfeitos com os resultados que esse acolhimento tem gerado em nossas pessoas colaboradoras, que estão mais engajadas, comprometidas e conectadas com a empresa”, afirma Alexandre Munhoz, COO do will Bank.

A aderência ao benefício de 180 dias é opcional, com possibilidade de usar a licença de uma vez só ou dividir em mais períodos. A saber que os períodos exigidos por lei são de 120 dias em caso de licença-maternidade para mães biológicas e adotivas e cinco dias em caso de licença paternidade. Para os colaboradores que tiveram o nascimento ou processo de adoção anterior ao lançamento da licença parental, o benefício se aplica normalmente e sempre é contado a partir da data de nascimento ou efetivação da adoção. 

Noticiário das Caravelas

Matérias Relacionadas

RJ é destaque nos EUA com ações de promoção turística lideradas por Gustavo Tutuca

Andrezinho Ceciliano anuncia secretariado para reconstrução de Paracambi

Megaoperação em Cabo Frio e São Pedro da Aldeia flagra mais de 30 ligações clandestinas de água

Natal Iluminado de Maricá estreia com show de drones e árvore flutuante na Lagoa de Araçatiba

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

Receba nossa Newsletter!