Pular para o conteúdo
Search

Índice de Confiança do Empresário Industrial cresce

Índice de Confiança do Empresário Industrial cresce
Índice de Confiança do Empresário Industrial cresce

O Relatório Índice de Confiança do Empresário Industrial (ICEI), publicado no site Portal da Indústria em janeiro de 2024 apontou que houve um aumento no ICEI, avançando 2,2 pontos e atingindo a marca de 53,2 pontos. Esse crescimento, segundo o relatório, representa o segundo mês consecutivo de expansão da confiança no setor industrial, indicando uma tendência positiva na percepção dos empresários. O estudo ainda mostra que a série histórica do ICEI, que varia de 0 a 100, revela que valores acima de 50 pontos denotam confiança, enquanto valores abaixo sinalizam falta de confiança. 

Conforme apontado pelo relatório, a análise da evolução do ICEI ao longo do tempo demonstra a consistência da confiança do setor industrial. Em comparação com os últimos anos, a indústria permanece em uma fase otimista, conforme evidenciado pelo relatório, que mensura a intensidade e disseminação da confiança.

O estudo ainda aponta dados sobre os componentes do ICEI, que incluem o Índice de Condições Atuais e o Índice de Expectativas. O documento mostra que o avanço do índice é impulsionado por melhorias tanto nas condições atuais quanto nas expectativas para os próximos seis meses. O Índice de Condições Atuais avançou 1,5 ponto, indicando uma percepção de melhora, embora ainda permaneça abaixo da linha divisória de 50 pontos. As expectativas, por sua vez, avançaram 2,6 pontos, atingindo 55,7 pontos, indicando otimismo para o futuro, segundo o relatório.

José Antônio Valente, diretor da empresa de franquias na construção civil Franquias Trans Obra afirma que a permanência da indústria em uma fase otimista, conforme evidenciado pelos dados comparativos dos últimos anos, ressalta a resiliência do setor em face dos desafios econômicos. José Antônio disse ainda que os dados apresentados respaldam a ideia de um setor resiliente e otimista, indicando um panorama promissor para a economia. “Essa análise contribui para um entendimento mais abrangente das dinâmicas do setor industrial, fornecendo insights valiosos para empresários, investidores e demais interessados no desenvolvimento econômico do país”.

Ainda sobre o estudo divulgado, que através do link informado no início da matéria, pode ser lido na íntegra, aponta que a avaliação das condições econômicas brasileiras pelos empresários também contribui para a análise do ICEI. Em janeiro de 2024, as expectativas em relação à economia brasileira deixaram o campo pessimista, registrando um avanço expressivo de 46,3 pontos para 50,1 pontos. Segundo o estudo, essa mudança sinaliza uma visão mais otimista dos empresários em relação ao cenário econômico do país.

Noticiário das Caravelas

Coluna da Angela

Angela é uma jornalista prestigiada, com passagem por vários veículos de comunicação da região, entre eles a marca da imprensa buziana, o eterno e irreverente jornal “Peru Molhado”.

Coluna Clinton Davison

Matérias Relacionadas

Cabo Frio sedia Fórum de Desenvolvimento da Região dos Lagos

Tawa Beach Club promete fim de semana repleto de atrações musicais e gastronômicas

Acúmulo de lixo em Itaipava ameaça saúde pública e economia local

Exposição celebra 200 anos da imigração alemã no Brasil

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

Receba nossa Newsletter!

Poxa você já está indo? Bem que você, poderia ficar mais um pouco!

Se precisar mesmo ir, não deixe de assinar nossa Newsletter. Todo dia enviamos nossas notícias diretamente no seu e-mail, você fica informado sobre tudo em primeira mão.

Receba nossa Newsletter!

Ahh outra coisa, ao assinar, acesse seu e-mail e confirme que deseja receber nossa newsletter.