Pular para o conteúdo
Search

Prevenção e detecção precoce de doenças são o foco das consultas médicas de rotina

Prevenção e detecção precoce de doenças são o foco das consultas médicas de rotina
Prevenção e detecção precoce de doenças são o foco das consultas médicas de rotina

O início do ano é um momento propício para cuidados com a saúde. Segundo dados do IBGE, 70,6% dos brasileiros não realizam exames preventivos. Para iniciar 2024 com tranquilidade, especialistas destacam a importância dos check-ups anuais como aliados essenciais na promoção do bem-estar e na prevenção de doenças. Uma pesquisa do Ministério da Saúde, em 2018, revelou que um terço dos brasileiros não têm o hábito de consultar médicos regularmente, ressaltando a necessidade de conscientização sobre a importância dessas práticas preventivas.

Em meio à rotina acelerada, a atenção à saúde muitas vezes é deixada em segundo plano. A prática regular de check-ups emerge como um componente fundamental na prevenção de problemas de saúde e no acesso a um bem-estar geral. Essas avaliações periódicas não apenas identificam precocemente condições médicas, mas também oferecem a oportunidade de adoção de práticas saudáveis.

Para o cardiologista Leandro Alves Garcia, do Hospital Mater Dei Santa Genoveva, o principal benefício dos check-ups para a saúde e para a qualidade de vida é fazer uma abordagem preventiva e permitir um olhar holístico sobre a saúde do paciente. “Então, ao invés de focar no tratamento e cura de doenças, nós vamos focar na prevenção. Vamos reforçar os hábitos de saúde e de ter uma abordagem para que não se adoeça, além de para que tenha-se bem-estar e se promova a saúde. Evidentemente também podemos detectar algumas doenças silenciosas, em estágio inicial, o que vai colaborar para o sucesso do tratamento”, afirma o médico.

Procedimentos simples, como exames de sangue, têm a capacidade de identificar indicativos precoces de condições médicas, possibilitando a administração adequada e a prevenção de complicações futuras. Consultas regulares propiciam um canal de comunicação direta entre os indivíduos e os profissionais de saúde. O diálogo resultante pode abordar aspectos relacionados à dieta, atividade física e gestão do estresse, proporcionando orientações personalizadas para a adoção de hábitos mais saudáveis.

Leandro explica que as doenças mais comuns, que podem ser prevenidas ou detectadas precocemente com check-up, são também as doenças mais prevalentes na população. Como exemplo, temos hipertensão arterial sistêmica, diabetes, mellitus e a dislipidemia, que são um conjunto de patologias que compõem as síndromes metabólicas mais comuns na sociedade atualmente.

“Nós devemos realizar check-up anualmente. Evidentemente que, a depender da idade e das comorbidades, essa periodicidade pode mudar. Pode encurtar em casos que pacientes têm saúde mais frágil, com mais possibilidade de complicações, ou pode alongar, de acordo com a idade e das condições de saúde do paciente”, explica o cardiologista.

Na percepção do médico, ao mudar essa abordagem frente à saúde, ou seja, deixar de valorizar a doença, nós devemos gastar a nossa energia em produzir saúde, prevenir doenças e focar no estilo de vida e no bem-estar global do paciente. “Eu tenho certeza que tudo isso pode advir da mudança de hábito e da forma como as pessoas levam a vida, desde hábitos de exercício físico e alimentares, até em como agir frente às situações emocionalmente desafiadoras. Então, estar bem consigo, feliz e fazendo ações que lhe causam prazer está intimamente ligado à promoção de saúde e à prevenção de doenças”, conclui o Dr. Leandro. 

Noticiário das Caravelas

Coluna da Angela

Angela é uma jornalista prestigiada, com passagem por vários veículos de comunicação da região, entre eles a marca da imprensa buziana, o eterno e irreverente jornal “Peru Molhado”.

Coluna Clinton Davison

Matérias Relacionadas

Cabo Frio sedia Fórum de Desenvolvimento da Região dos Lagos

Tawa Beach Club promete fim de semana repleto de atrações musicais e gastronômicas

Acúmulo de lixo em Itaipava ameaça saúde pública e economia local

Exposição celebra 200 anos da imigração alemã no Brasil

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

Receba nossa Newsletter!

Poxa você já está indo? Bem que você, poderia ficar mais um pouco!

Se precisar mesmo ir, não deixe de assinar nossa Newsletter. Todo dia enviamos nossas notícias diretamente no seu e-mail, você fica informado sobre tudo em primeira mão.

Receba nossa Newsletter!

Ahh outra coisa, ao assinar, acesse seu e-mail e confirme que deseja receber nossa newsletter.