Pular para o conteúdo
Search

EFD-Reinf 2023: atualizações afetam agências de publicidade

EFD-Reinf 2023: atualizações afetam agências de publicidade
EFD-Reinf 2023: atualizações afetam agências de publicidade

A Escrituração Fiscal Digital de Retenções e Outras Informações Fiscais (EFD-Reinf), obrigação fiscal em que as empresas informam ao governo sobre as retenções de impostos e contribuições sociais realizadas, passou por uma nova atualização, em setembro. Via de regra, a pessoa jurídica tomadora de serviços será quem procederá com a entrega da EFD-Reinf, informando sobre as retenções federais que estão relacionadas aos pagamentos ou créditos efetuados. Entretanto, quando a operação em questão for sujeita à autorretenção, tanto o prestador irá informar na EFD-Reinf (Evento R-4080), quanto o tomador (Evento R-4020).

De acordo com a legislação tributária brasileira, as pessoas jurídicas que pagam ou creditam valores a outras pessoas jurídicas por serviços de propaganda e publicidade devem aplicar uma alíquota de 1,5% de imposto na fonte. Essa regra está relacionada à autorretenção, na qual as agências de publicidade são responsáveis por reter e recolher o imposto de renda nessa mesma porcentagem como prestadoras de serviço.

Para Robson Araújo, CEO da SmartSolve, empresa de consultoria financeira, essas modificações trazem novos desafios para as agências de propaganda e anunciantes. “Existe uma melhora significativa na qualidade da informação para o fisco e para as agências, que tinham um trabalho manual maior ao realizar os informes de rendimentos com um prazo curto, para que os anunciantes pudessem fazer o preenchimento da DIRF”, diz.

Principais pontos da atualização:

Segundo Robson, é fundamental que donos de agências e seus clientes estejam cientes das novas regras e procedimentos para evitar possíveis penalidades e garantir o correto recolhimento do imposto. Ele cita os pontos das principais mudanças referentes ao segmento:

Antes da obrigatoriedade da REINF, por exemplo, prossegue o CEO da SmartSolve, a agência de propaganda informava o valor do imposto na DCTF (Declaração de Débitos e Créditos Tributários Federais) e fornecia um documento comprobatório ao anunciante, que por sua vez estava obrigado a preencher as informações na DIRF.

“Agora, após as mudanças, as agências de propaganda devem preencher a informação da autorretenção no evento R-4080 detalhadamente por documento fiscal. E os anunciantes, enquanto tomadores de serviços, devem informar na REINF, realizando a informação no evento R-4020 detalhadamente por documento fiscal sem destaque de retenções”, explica.

Todas as informações adicionais sobre a atualização da EFD-Reinf podem ser consultadas na publicação oficial de Normas da Receita Federal. 

Obrigações tributárias de agências 

De acordo com o levantamento da Cortex e Mundo Marketing, o Brasil conta com mais de 180 mil CNPJs ativos no ramo de agências de marketing e comunicação, com faturamentos de até R$ 360 mil. Desse total, 78,3% são microempresas; 14,8%, pequenas; 1,2%, médias; e 5,7% são grandes.

Esses números representam uma crescente demanda de contribuição e recolhimento fiscal, englobando pagamento de impostos sobre lucros, como IRPJ e CSLL; retenção e recolhimento de impostos na fonte, como IRRF e COFINS; e entrega de declarações fiscais, como DCTF e ECF. 

A busca por orientação especializada, como consultorias contábeis, pode ajudar as agências a lidar de forma adequada com obrigações tributárias para manter a gestão contábil em dia, garantir o cumprimento das leis fiscais e evitar possíveis problemas com autoridades. 

Para mais informações basta acessar: https://servicos.smartsolve.com.br/contabilidade-agencia

Noticiário das Caravelas

Coluna da Angela

Angela é uma jornalista prestigiada, com passagem por vários veículos de comunicação da região, entre eles a marca da imprensa buziana, o eterno e irreverente jornal “Peru Molhado”.

Coluna Clinton Davison

Matérias Relacionadas

Cabo Frio sedia Fórum de Desenvolvimento da Região dos Lagos

Tawa Beach Club promete fim de semana repleto de atrações musicais e gastronômicas

Acúmulo de lixo em Itaipava ameaça saúde pública e economia local

Exposição celebra 200 anos da imigração alemã no Brasil

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

Receba nossa Newsletter!

Poxa você já está indo? Bem que você, poderia ficar mais um pouco!

Se precisar mesmo ir, não deixe de assinar nossa Newsletter. Todo dia enviamos nossas notícias diretamente no seu e-mail, você fica informado sobre tudo em primeira mão.

Receba nossa Newsletter!

Ahh outra coisa, ao assinar, acesse seu e-mail e confirme que deseja receber nossa newsletter.