Search
Encontro de vitivinicultura reúne mais de 600
Encontro de vitivinicultura reúne mais de 600

O 6º Encontro Enoconexão reuniu mais de 600 pessoas relacionadas ao setor vitivinícola. Foram cinco palestrantes, especialistas de renome internacional do setor, que validaram informação e experiências bem-sucedidas na busca pela melhora na produção de uvas e na qualidade dos vinhos.  O evento aconteceu no começo do mês,  entre os dias 8 e 9 de novembro,  no Salão de Cultura e Eventos de Louveira.

Dentre os participantes, Marcelo Andrade do projeto Vinicolaria, de Itapiraí (SP).  “… estava entusiasmado com a oportunidade, aqui temos a possibilidade de interagir e ter palestras que enriquecem o conhecimento. Eventos como este nos ajudam a desenvolver de maneira mais rápido no setor. “

Para a enóloga Gabriela Campolongo, da Vinícola Urbana Alma Gêmea, da capital, um Encontro como este consegue trazer temas de muita relevância, que são muitas das dificuldades do dia a dia da rotina dos enólogos e dos viticultores. “O nível das palestras é internacional, de alto conhecimento, essencial para a capacitação e formação, resolução de problemas aqui do setor paulista”.

A organizadora do Encontro Enoconexão, a enóloga Ariana Sgarioni explica que realizar o evento aproxima ainda mais os envolvidos no setor. “É uma oportunidade de conhecermos pessoas novas, rever amigos antigos e, juntos provar e comprovar o potencial dos vinhos paulistas, que estão conquistando cada vez mais espaço no Brasil e no exterior. Por isso essa reunião é essencial para fortalecer os vitivinicultores, enólogos e estudiosos no assunto”.

Palestras

“O Encontro Enoconexão é a prova de que estamos no caminho certo. É uma criança de 6 anos, mas é uma criança prodígio”, resumiu o professor de Mestrado Profissional em Viticultura e Enologia Leonardo Cury, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul.

Cury falou sobre as principais estratégias para minimizar os efeitos do El Niño na viticultura. “Com o envolvimento da Ariana Sgarioni (enóloga e organizadora do evento) nas ações regionais do setor se deu um outro olhar para a viticultura e a vitivinicultura paulista. A gente está indo no caminho certo e este Encontro é uma possibilidade de evolução”, ressalta o professor.

Coorganizada pelo Polo Turístico do Circuito das Frutas, esta edição da Enoconexão trouxe palestrantes de renome internacional como a Dra. Marta Dizy Soto, pesquisadora e professora da Universidad de La Rioja (Espanha). Com a palestra ‘Como determinar o perfil organoléptico aplicado ao caso dos vinhos ultra premium’, ela abordou processos importantes para a elaboração de um vinho de qualidade.

Além dela, o Dr. Álvaro Peña-Neira, engenheiro agrônomo e professor da Universidad de Chile (Chile), palestrou sobre ‘Fatores relevantes que determinam a qualidade dos vinhos e seu potencial de passagem por barricas de carvalho’.

O enólogo Lucas Amaral, responsável pela vinícola experimental da EPAMIG, falou sobre a técnica da dupla poda da videira e as peculiaridades da elaboração de vinhos com essas uvas na palestra ‘Novas fronteiras vitivinícolas – A técnica de dupla poda’.

Já o Dr. Henrique Pessoa dos Santos, engenheiro agrônomo da Embrapa Uva e Vinho, fala dos principais aspectos do manejo sob o cultivo protegido das videiras, um tema relevante diante dos fenômenos climáticos da atualidade.

Sobre o Encontro Enoconexão

O Encontro Enoconexão foi criado em 2018, com o objetivo de ser um instrumento sociocultural de promoção de informações técnicas e gratuitas de produção, manejo e vinificação a entusiastas da sociedade, representantes e profissionais da Enologia e da Viticultura.

O projeto surgiu a partir de uma significativa necessidade de resgate cultural da vitivinicultura, primeiramente percebida em Jundiaí (SP), como as demais cidades do Circuito das Frutas e as regiões de Jales, São Roque e São Miguel Arcanjo.

 

Coluna da Angela

Angela é uma jornalista prestigiada, com passagem por vários veículos de comunicação da região, entre eles a marca da imprensa buziana, o eterno e irreverente jornal “Peru Molhado”.

Coluna Clinton Davison

Matérias Relacionadas

Praia das Pedras de Sapiatiba: um tesouro geológico e ambiental na Região dos Lagos

A importância da preservação dos saruês e gambás em Búzios

Festival Literário Energia para Ler chega a Búzios com programação especial

Estudantes serão guia na trilha do Morro do Vigia

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

Receba nossa Newsletter!

A reprodução parcial deste conteúdo por veículos de comunicação é permitida desde que contenha crédito à Prensa de Babel na abertura do
texto, bem como LINK para o site "www.prensadebabel.com.br"
A supressão da fonte pode implicar em medidas de acordo com a lei de direitos autorais.