Pular para o conteúdo
Search

Síndicos estão mais jovens e ficam no cargo por menos tempo

Síndicos estão mais jovens e ficam no cargo por menos tempo
Síndicos estão mais jovens e ficam no cargo por menos tempo

O perfil dos síndicos em São Paulo apresentou uma mudança considerável nos últimos anos. De acordo com um levantamento realizado este ano pela administradora de condomínios Lello e divulgado pela Exame, atualmente 45% dos síndicos têm entre 46 e 60 anos e permanecem no cargo por um tempo médio entre dois e quatro anos. Para fins de comparação, em 2019 o índice de síndicos com mais de 60 anos era de 43% e sua permanência no cargo era de seis anos, em média. 

Para além da faixa etária e tempo de gestão, a pesquisa também deu conta de analisar o segmento profissional dos síndicos fora do ambiente condominial. As três profissões com maior porcentagem são empresários (20%), administradores de empresas (15%) e aposentados (13%). Outra tendência apontada pelo levantamento é que 68% dos síndicos são homens e 32%, mulheres.

Para a advogada Christiane Faturi Angelo Afonso, especialista em direito imobiliário e vice-presidente da Associação Nacional de Síndicos e Gestores Condominiais, o estudo traz dados interessantes considerando, principalmente, a tendência de rotatividade do cargo. “A maior rotatividade permite que haja uma maior oxigenação na gestão, fazendo com que o novo síndico traga novas ideias e novas formas de gestão, o que muitas vezes acaba por não ocorrer quando o síndico é reeleito sucessivas vezes”, afirma. 

Nesse cenário, Dra. Christiane explica que existem dois perfis, o do síndico orgânico, que é uma pessoa moradora do condomínio, e o síndico profissional, que pode ser alguém terceirizado e com formação específica na área. Um aspecto relevante, também destacado pela pesquisa, é o percentual de síndicos profissionais estar aumentando com passar dos anos: de 11% em 2019 para 13% em 2023. Mesmo assim, 87% dos síndicos paulistanos são moradores de seus condomínios. 

 “O síndico, seja ele orgânico ou profissional, deve atuar da mesma forma que o faria numa empresa, a fim de trazer resultados positivos, controlar os gastos, manter a inadimplência sob controle e trabalhar para que o resultado final do período seja superavitário”, indica a advogada. 

Responsabilidades legais 

É importante destacar que do ponto de vista jurídico, o Código Civil Brasileiro (Lei 10.406/2002) atribui aos síndicos algumas responsabilidades legais para execução do cargo, que são: 

I – convocar a assembléia dos condôminos;

II – representar, ativa e passivamente, o condomínio, praticando, em juízo ou fora dele, os atos necessários à defesa dos interesses comuns;

III – dar imediato conhecimento à assembleia da existência de procedimento judicial ou administrativo, de interesse do condomínio;

IV – cumprir e fazer cumprir a convenção, o regimento interno e as determinações da assembleia;

V – diligenciar a conservação e a guarda das partes comuns e zelar pela prestação dos serviços que interessem aos possuidores;

VI – elaborar o orçamento da receita e da despesa relativa a cada ano;

VII – cobrar dos condôminos as suas contribuições, bem como impor e cobrar as multas devidas;

VIII – prestar contas à assembléia, anualmente e quando exigidas;

IX – realizar o seguro da edificação.

De encontro a essas obrigatoriedades, a advogada salienta também que cabe ao síndico manter os condôminos informados acerca dos trabalhos que vêm sendo desenvolvidos na habitação, além de manter a boa relação com a administradora: “Cabe à administradora gerar informações de forma tempestiva, de modo a subsidiar o síndico no processo decisório. Neste sentido, a administradora é como se fosse o braço direito do síndico no que tange às questões administrativas e financeiras do condomínio”. 

Vale ressaltar também sobre a manutenção do conselho fiscal, que deve ser um órgão funcional, não figurativo. A advogada finaliza dizendo que esse conselho deve analisar as finanças do condomínio, dando parecer sobre as contas do síndico, a fim de manter a regularidade e ordem das pendências financeiras e, se necessário, tomar as devidas providências. 

Para saber mais, basta acessar: https://www.faturiangelo.com.br/

Noticiário das Caravelas

Coluna da Angela

Angela é uma jornalista prestigiada, com passagem por vários veículos de comunicação da região, entre eles a marca da imprensa buziana, o eterno e irreverente jornal “Peru Molhado”.

Coluna Clinton Davison

Matérias Relacionadas

Exposição celebra 200 anos da imigração alemã no Brasil

Maricá realiza 1º Seminário de Fotografia “Ampliando Olhares”

Rio de Janeiro oficializa 4 de abril como Dia Estadual dos Cuidadores de Animais

Governo do Rio projeta recorde de turistas na alta temporada

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

Receba nossa Newsletter!

Poxa você já está indo? Bem que você, poderia ficar mais um pouco!

Se precisar mesmo ir, não deixe de assinar nossa Newsletter. Todo dia enviamos nossas notícias diretamente no seu e-mail, você fica informado sobre tudo em primeira mão.

Receba nossa Newsletter!

Ahh outra coisa, ao assinar, acesse seu e-mail e confirme que deseja receber nossa newsletter.