Menu

Cidades

Pessoas com tatuagens ainda sofrem com preconceito

Pessoas com tatuagens ainda sofrem com preconceito
Pessoas com tatuagens ainda sofrem com preconceito

As tatuagens começaram a fazer sucesso no final do século XIX e o público que se utilizava dessa arte para se expressar era, majoritariamente, composto de fuzileiros navais e marinheiros.

Com o passar do tempo, errantes, rebeldes e pessoas da mesma classe social e com ocupações subvalorizadas também aderiram à moda, o que fez com que a imagem que as pessoas comuns tinham sobre as tatuagens fosse gradativamente se deteriorando, transformando a opinião pública acerca delas como um estilo de pessoas baderneiras e marginais.

Porém, por mais que o gosto e a procura pelas tatuagens tenha crescido de forma considerável, a ponto de fazer com que o Brasil esteja entre os países com mais pessoas tatuadas no mundo, a visão de pessoas mais conservadoras nesse sentido pode não ter mudado tanto. 

Com os mais variados argumentos, inclusive religiosos, quanto mais visível seja uma tatuagem, mais suscetível a preconceitos estará a pessoa. Isso interfere, também, no mercado de trabalho. Devido a visão que os outros têm, muitas vezes a primeira impressão passa uma personalidade que talvez não fosse a melhor para certos trabalhos, principalmente os que lidam com o público, independente da idade. Entretanto, muitos são os exemplos de erros nesses julgamentos. Em 2016, por exemplo, o STF (Supremo Tribunal Federal) garantiu a posse de um concorrente a uma vaga ao Corpo de Bombeiros de São Paulo. Ele foi eliminado por possuir uma tatuagem tribal em uma das pernas. Como o edital do concurso previa a eliminação ao candidato que possuísse as marcas no corpo que “ferissem a moral e os bons costumes”, além de serem obrigatórias as dimensões pequenas e em partes não visíveis do corpo humano, houve a tentativa de seu corte da lista de aprovados.

Na visão de Daniel Couto, proprietário do estúdio ITattooClub, “a noção de muitos empregadores que barram candidatos com tatuagens é baseada em premissas infundadas e sem a menor compatibilidade com a realidade. Ter uma tatuagem não faz de você um mau trabalhador, assim como não ter, não faz alguém ser mais dedicado ao trabalho”.

Mesmo com a mudança de pensamentos que vieram com a popularização da prática, muitas pessoas ainda sentem medo de se expressarem totalmente, com a ideia de evitar uma futura rejeição em entrevistas de emprego ou de sentirem a rejeição das pessoas em si, devido ao preconceito existente. Quando as tatuagens estão em locais de difícil visualização, não há problemas, mas locais como braços, mãos, pescoço e até rosto ainda são taxados de formas diferentes e muito fortes.

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

Faça parte da nossa comunidade no Whatsapp e Telegram:

Se você quer participar do nosso grupo, a gente vai te contar como vai ser agorinha mesmo. Se liga:

  • As nossas matérias chegam pra você a cada 1h, de segunda a sábado. Informações urgentes podem ser enviadas a qualquer momento.
  • Somente os administradores podem mandar os informes e realizar alterações no grupo. Além disso, estamos sempre monitorando quem são os participantes.
  • Caso tenha alguma dificuldade para acessar o link das matérias, basta adicionar o número (22) 99954-6926 na sua lista de contatos.

Nos ajude a crescer, siga nossas redes Sociais: Facebook, Instagram, Twitter e Tik Tok e Youtube

Veja Também

Alexandre Martins comemora a decisão- créditos: frame vídeo nas redes sociais do prefeito

Búzios abandona “A Cidade Mais Badalada do Brasil” em Favor de “Búzios é Verão o Ano Todo”

Trolley-da-Home-2000-x-1263

TourShop doa 100% das excursões em Búzios para vítimas das chuvas no Rio Grande do Sul

Bandeira do Aretê Búzios Golfe Clube no magnífico cenário do campo de golfe -  fotos por Mariana Ricci e Grupo Prensa de Babel

Aretê Búzios: o golfe como eixo de desenvolvimento turístico e econômico

Divulgação

Agenda cultural do fim de semana na Região dos Lagos