Pular para o conteúdo
Search

Cuidados com a saúde mental nas empresas devem ser prioridade o ano inteiro

Cuidados com a saúde mental nas empresas devem ser prioridade o ano inteiro
Cuidados com a saúde mental nas empresas devem ser prioridade o ano inteiro

As metas de início de ano, normalmente, incluem buscar uma melhor forma de lidar com os problemas cotidianos e adotar novas posturas diante dos obstáculos, além de um estilo de vida mais saudável. Um dos maiores desafios em relação a esses objetivos é controlar as emoções para que não afetem a saúde mental. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), o Brasil lidera o ranking de casos de depressão na América Latina. Relatório da instituição intergovernamental aponta que a doença atinge 5,8% da população (cerca 11,5 milhões de brasileiros).

Em meio a esse cenário, a campanha Janeiro Branco, realizada anualmente, se mostra importante em termos de conscientização sobre os cuidados com a saúde mental. No entanto, essa priorização com o bem-estar deve ser feita o ano todo, conforme avalia o presidente da Associação Brasileira de Recursos Humanos em Minas Gerais (ABRH-MG), Leandro Souza de Pinho. Segundo ele, a ansiedade, o estresse, a depressão, burnout e outros males podem impactar, negativamente, a vida pessoal e profissional do trabalhador, inclusive ocasionando o desligamento em alguns casos.

Como forma de evitar essa situação, Pinho indica que o melhor é traçar metas realistas para evitar frustrações e expectativas desnecessárias que possam desencadear sentimentos de fracasso e frustração.  Além disso, deve haver definição de limites para evitar sobrecargas de quaisquer tipos e priorizar o que é essencial para o bem-estar físico e emocional, como praticar esportes, ter hobbies e participar de atividades que causem sensação de paz e satisfação.

A depressão, considerada o “Mal do século” pela OMS, apresenta sinais como tristeza, pessimismo, baixa autoestima e desânimo. Em caso da persistência desses sintomas ou outros relacionados à saúde mental, é recomendável a busca de auxílio profissional da área.      

De acordo com o presidente da ABRH, a identificação de profissionais que estejam enfrentando momentos desafiadores e que necessitam de apoio psicológico pode ser um desafio, mas existem sinais e estratégias que as empresas, juntamente com o departamento de Recursos Humanos (RH), podem adotar para oferecer o suporte. “No caso de estresse e sobrecarga, há mudanças comportamentais, como irritabilidade, falta de concentração e isolamento social”.

Pinho alerta também sobre as mudanças no desempenho profissional. Segundo ele, há variações significativas que podem indicar que um colaborador está enfrentando dificuldades. É o caso de atrasos constantes, erros não característicos ou queda notável na produtividade.

De acordo com o presidente da ABRH/MG, como forma de ajudar os colaboradores, as empresas precisam adotar uma cultura organizacional que promova a comunicação aberta. “Os gestores e colegas devem estar atentos às preocupações dos colaboradores e encorajá-los a compartilhar suas experiências e necessidades”, explica.

Segundo ele, “as empresas que promovem ações que vão além das campanhas informativas, promovendo um ambiente psicologicamente saudável e apoio quando os funcionários precisam, conseguem gerar mais retenção e engajamento das suas equipes”. O especialista acrescenta que as firmas também podem cooperar com os funcionários por meio da implantação de programas de bem-estar no ambiente de trabalho, que incluam atividades relacionadas à saúde mental, como workshops de gerenciamento de estresse, treinamento para os gestores sobre como reconhecer sinais de estresse e oferecer suporte e acesso a profissionais de saúde mental e dentre outras iniciativas que promovam esse cuidado.

A ALE, quarta maior distribuidora de combustíveis do Brasil, desenvolve ações focadas em saúde ocupacional, com uma abordagem integrativa de caráter preventivo. De acordo com o presidente da empresa, Fulvius Tomelin, são promovidos Calendário Anual de Campanhas (cada mês com uma temática distinta), Diálogo Semanal de Segurança (DSS) e Monitoramento da Saúde Física. “Mantemos, desde 2020, o ‘Conte com a Gente’, um programa assistencial com objetivo de promover e reforçar a saúde e o bem-estar físico e emocional, prestando orientações psicológicas, nutricionais, fisioterápicas e em educação física”, comenta. O programa inclui os cerca de 1.100 colaboradores e seus dependentes diretos (cônjuge, filhos e enteados), inclusive abrange os estagiários e menores aprendizes da ALE.

Noticiário das Caravelas

Coluna da Angela

Angela é uma jornalista prestigiada, com passagem por vários veículos de comunicação da região, entre eles a marca da imprensa buziana, o eterno e irreverente jornal “Peru Molhado”.

Coluna Clinton Davison

Matérias Relacionadas

Cabo Frio sedia Fórum de Desenvolvimento da Região dos Lagos

Tawa Beach Club promete fim de semana repleto de atrações musicais e gastronômicas

Acúmulo de lixo em Itaipava ameaça saúde pública e economia local

Exposição celebra 200 anos da imigração alemã no Brasil

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

Receba nossa Newsletter!

Poxa você já está indo? Bem que você, poderia ficar mais um pouco!

Se precisar mesmo ir, não deixe de assinar nossa Newsletter. Todo dia enviamos nossas notícias diretamente no seu e-mail, você fica informado sobre tudo em primeira mão.

Receba nossa Newsletter!

Ahh outra coisa, ao assinar, acesse seu e-mail e confirme que deseja receber nossa newsletter.