Pular para o conteúdo
Search

Produtos acessíveis promovem segurança para idosos

Produtos acessíveis promovem segurança para idosos
Produtos acessíveis promovem segurança para idosos

Outubro começou com uma data de grande importância: o Dia Internacional do Idoso, celebrado no primeiro dia do mês. A data tem como propósito conscientizar a sociedade sobre os desafios do envelhecimento e a importância de proteger e cuidar da população idosa.

Um dos maiores problemas enfrentados por essa faixa etária está relacionado a quedas, segundo dados do INTO (Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia). Anualmente, 40% dos brasileiros com mais de 80 anos sofrem alguma queda. E mesmo acidentes simples, de quedas de pouca altura, podem resultar em fraturas, lesões musculares ou até neurológicas.

Nesse cenário, empresas têm se especializado no desenvolvimento de produtos e serviços direcionados ao público idoso, levando também em consideração o poder de compra desse nicho. De acordo com a pesquisa “Tsunami 60+”, no Brasil  o consumidor maduro movimenta cerca de R$1,6 trilhão ao ano. O estudo também destaca que, mesmo com esse montante, a oferta de produtos e serviços que são pensados exclusivamente para pessoas mais velhas ainda é baixa.

Para Gisele Sapiro Levi, diretora da Theva, empresa que desenvolve colchões, travesseiros, almofadas e produtos com acessibilidade, o mercado ainda está buscando esse lugar específico para oferecer itens que são criados para idosos. “Acessórios como grades de proteção para cama, suporte com degraus que facilitem o acesso a camas mais altas e apoios para que os idosos utilizem para sentar e se levantar são exemplos de itens que podem proporcionar mais segurança para esse público”, afirma.

De acordo com estudos, conforme a pessoa envelhece, para além de problemas físicos, os nervos periféricos podem conduzir os impulsos mais lentamente e a liberação de neurotransmissores é prejudicada, resultando em diminuição sensorial, reflexos mais lentos e até certa falta de coordenação. 

“Essas modificações suscitam questionamentos sobre como proporcionar maior segurança aos idosos. O mercado de acessibilidade está em constante evolução, em busca de acessórios que possam ser aliados aos idosos também de pessoas com mobilidade reduzida”, pontua Gisele.

Para a diretora da Theva, também é importante oferecer segurança em tarefas rotineiras, como deitar na cama, entre outras. “Esses itens precisam estar adaptados para a altura do idoso, fazendo com que os movimentos de deitar e levantar sejam mais fáceis para ele. Muitas vezes, basta diminuir o tamanho dos pés ou colocar um apoio para aumentá-los. Grade de proteção também é uma boa opção já existente no mercado”, afirma.

A diretora salienta que, durante a busca por esse tipo de produto, é fundamental observar se os mesmos estão devidamente registrados junto à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Website: http://www.theva.com.br

Noticiário das Caravelas

Coluna da Angela

Angela é uma jornalista prestigiada, com passagem por vários veículos de comunicação da região, entre eles a marca da imprensa buziana, o eterno e irreverente jornal “Peru Molhado”.

Coluna Clinton Davison

Matérias Relacionadas

Procon de Rio das Ostras lança Operação Black Friday para orientar consumidores

Búzios promove semana de ações para impulsionar o empreendedorismo feminino

Amanrasa reforça ações para segurança e preservação na alta temporada em Búzios

FLIC celebra cultura e diversidade em Rio das Ostras com programação gratuita

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

Receba nossa Newsletter!

Poxa você já está indo? Bem que você, poderia ficar mais um pouco!

Se precisar mesmo ir, não deixe de assinar nossa Newsletter. Todo dia enviamos nossas notícias diretamente no seu e-mail, você fica informado sobre tudo em primeira mão.

Receba nossa Newsletter!

Ahh outra coisa, ao assinar, acesse seu e-mail e confirme que deseja receber nossa newsletter.