Pular para o conteúdo
Search

Aquecimento do setor de energia fotovoltaica incentiva novos empreendimentos

Aquecimento do setor de energia fotovoltaica incentiva novos empreendimentos
Aquecimento do setor de energia fotovoltaica incentiva novos empreendimentos

O setor de energia solar fotovoltaica vem crescendo no mundo. No Brasil, não é diferente. Entre janeiro e agosto deste ano, ocorreu uma expansão recorde da capacidade instalada da matriz elétrica de 7 Gigawatts (GW), sendo 6,2 GW de origem nas fontes solar e eólica. De acordo com a Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar), neste momento, a energia solar corresponde a 15,4% da matriz elétrica brasileira.

Segundo a associação, em setembro, a fonte de energia solar fotovoltaica atingiu novos recordes na média diária, com 7.864 MW médios atendendo a 9,55% da demanda por eletricidade no Brasil, e na máxima diária, com 23.930 MW às 11h, equivalente a 30,4% da demanda nacional naquele instante. No mês em questão, 9,1% da oferta de energia elétrica no Brasil foi gerada pela fonte solar fotovoltaica.

Em meio a esse cenário, a integradora SolarVolt vem se consolidando no Brasil com soluções e alternativas que potencializam e desenvolvem a área. Para oferecer mais um serviço ao setor de energia solar, a empresa lançou a Solve O&M, uma nova empreitada do grupo, que se concentra em usinas de minigeração e utiliza análise preditiva baseada em engenharia de dados para atender às necessidades dos sistemas. Atualmente, a spin-off da empresa mineira possui clientes atendidos em contratos anuais e têm a expectativa de aumentar a receita em 20 vezes, atingindo R$ 10 milhões em 2024.

Com mais de 10 anos de experiência no setor de energia solar e um histórico de mais de 2.500 projetos entregues, além de 200 MW em construção, a SolarVolt avalia que os planos de operação e manutenção de usinas vão além das tarefas tradicionais, como limpeza de painéis e manutenção de terreno. A empresa visa atender à demanda de investidores de ativos e, em conjunto com seu negócio de EPC (engenharia, aquisição e construção), está focada em oferecer soluções para maximizar a produtividade e disponibilidade de usinas fotovoltaicas.

O sócio e diretor comercial da SolarVolt e Solve O&M, Gabriel Guimarães, afirma que a empresa busca oferecer um serviço com base na expertise na criação de projetos e na supervisão da instalação. Para isso, emprega engenharia de dados, realiza medições com instrumentos avançados e estabelece parcerias com grandes players do setor. Além dos serviços de O&M padrão, também oferece soluções personalizadas de acordo com as necessidades dos clientes, apoiadas por um software de Inteligência Artificial que gera alertas em tempo real.

A Solve O&M oferece serviços, como limpeza de módulos, manutenção de terrenos, inspeção visual de módulos e conexões e verificação de componentes. Além disso, gera relatórios mensais para os clientes com base nos dados coletados, visando profissionalizar ainda mais a operação das usinas e otimizar os investimentos em energia fotovoltaica.

De acordo com Gabriel Guimarães, a criação da Solve O&M faz parte da missão da SolarVolt em relação ao setor de energia do país, criando soluções e oferecendo serviços para a sustentabilidade, o atendimento às necessidades da área e a potencialização de operações e investimentos. A empresa mineira também diversificou os negócios com o lançamento da Voolta, uma unidade focada em infraestrutura de carregamento de veículos elétricos, e ingressou no mercado livre de energia.

Noticiário das Caravelas

Coluna da Angela

Angela é uma jornalista prestigiada, com passagem por vários veículos de comunicação da região, entre eles a marca da imprensa buziana, o eterno e irreverente jornal “Peru Molhado”.

Coluna Clinton Davison

Matérias Relacionadas

Acúmulo de lixo em Itaipava ameaça saúde pública e economia local

Exposição celebra 200 anos da imigração alemã no Brasil

Maricá realiza 1º Seminário de Fotografia “Ampliando Olhares”

Rio de Janeiro oficializa 4 de abril como Dia Estadual dos Cuidadores de Animais

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

Receba nossa Newsletter!

Poxa você já está indo? Bem que você, poderia ficar mais um pouco!

Se precisar mesmo ir, não deixe de assinar nossa Newsletter. Todo dia enviamos nossas notícias diretamente no seu e-mail, você fica informado sobre tudo em primeira mão.

Receba nossa Newsletter!

Ahh outra coisa, ao assinar, acesse seu e-mail e confirme que deseja receber nossa newsletter.