Search

Quase 90% do setor de segurança conhece iniciativas verdes

A Hikvision, empresa que atua no segmento de segurança, em parceria com a Asmag.com, conduziu um estudo a respeito da receptividade do mercado em relação às práticas e tecnologias verdes na indústria de segurança. Foram entrevistadas 250 pessoas nos Estados Unidos, na Europa, no Oriente Médio, na Ásia e na Oceania, entre integradores de sistemas, distribuidores, consultores de segurança, revendedores de importados, instaladores e usuários finais. Os resultados revelam que 88% dos profissionais, tanto nos países ocidentais quanto nos asiáticos, demonstram familiaridade com iniciativas sustentáveis.

No entanto, os dados também indicam a necessidade de maior disseminação de conhecimento, pois 49% dos ocidentais e 39% dos asiáticos destacam possuir apenas conhecimento básico do assunto.

Principais tecnologias verdes no mercado: preocupação com consumo de energia 

Quando questionados sobre as tecnologias verdes disponíveis, os entrevistados destacaram, principalmente, questões relacionadas à energia, sugerindo ênfase na redução do desperdício e na adoção de fontes renováveis. Cerca de 70% dos participantes mencionaram dispositivos de baixo consumo energético, enquanto 41% apontaram a conectividade sem fio como uma estratégia para aprimorar a alocação e o gerenciamento eficiente da energia. Outros destaques incluíram sistemas de iluminação inteligente, mencionados por 38% dos entrevistados, e a energia solar, que obteve 27% das menções.

Aumento da demanda por produtos e soluções de segurança sustentáveis

Os resultados revelam que os entrevistados provenientes de países ocidentais identificaram demandas mais robustas por produtos e soluções ecológicas, com 11% mencionando solicitações consistentes e 33% relatando solicitações frequentes de clientes. Em contraste, os números foram ligeiramente mais baixos entre os entrevistados asiáticos, registrando 10% e 12%, respectivamente. Contudo, destaca-se que 39% dos profissionais asiáticos observaram pedidos ocasionais, indicando possível interesse em ascensão no que diz respeito às soluções verdes.

Futuro e os principais desafios

A maioria dos participantes expressa que os fabricantes têm a capacidade de atrair uma base de clientes mais ampla e se destacar no mercado ao evidenciar suas características distintivas, marcas e certificações voltadas à conscientização ambiental. É relevante destacar que 18% ainda identificam obstáculos significativos ao adotar práticas menos poluentes com baixa emissão de carbono, sendo os altos custos e a incerteza quanto ao retorno sobre o investimento (ROI) citados como principais desafios.

A Gerente de Marketing da Hikvision, Daniela Geisler, ressalta a importância de compreender a percepção global em relação à tecnologia verde. “Em um mundo globalizado, é preciso entender o que as pessoas pensam a respeito da sustentabilidade para suprir seus anseios e reduzir o impacto de todas as ações no meio ambiente”, conclui.

Coluna da Angela

Angela é uma jornalista prestigiada, com passagem por vários veículos de comunicação da região, entre eles a marca da imprensa buziana, o eterno e irreverente jornal “Peru Molhado”.

Coluna Clinton Davison

Matérias Relacionadas

Praia das Pedras de Sapiatiba: um tesouro geológico e ambiental na Região dos Lagos

A importância da preservação dos saruês e gambás em Búzios

Festival Literário Energia para Ler chega a Búzios com programação especial

Estudantes serão guia na trilha do Morro do Vigia

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

Receba nossa Newsletter!

A reprodução parcial deste conteúdo por veículos de comunicação é permitida desde que contenha crédito à Prensa de Babel na abertura do
texto, bem como LINK para o site "www.prensadebabel.com.br"
A supressão da fonte pode implicar em medidas de acordo com a lei de direitos autorais.