Search
Degradê com CSS

Marcado de beleza promove representatividade com avatares

Marcado de beleza promove representatividade com avatares
Marcado de beleza promove representatividade com avatares

De acordo com a pesquisa TODXS, realizada pela Aliança sem Estereótipos, de ONU Mulheres, embora tenham havido avanços nas narrativas publicitárias no Brasil, com mais narrativas que empoderam do que histórias que estereotipam, ainda há um longo caminho a ser percorrido para o cenário. Tendo isso em vista, fica claro o quanto as marcas desempenham um papel crucial na definição de padrões e na promoção da aceitação.

Para Bruna Veneziano, Diretora de Marketing da Skala Cosméticos, ”investir em representatividade na indústria de beleza não é apenas uma escolha ética, mas uma necessidade que reflete o compromisso com a autenticidade, diversidade e inclusão, além de ser uma forma de reconhecer e celebrar a beleza em todas as suas formas”.

Segundo dados de uma pesquisa recente realizada pela Opinion Box que entrevistou 2.292 pessoas, 70% concordaram que a mídia, de forma geral, ajuda a reproduzir padrões irreais de beleza. Além disso, 60% gostariam de ver diferentes tipos de corpos em propagandas. Ao desafiar esses padrões, as empresas do setor não apenas se destacam, mas contribuem para uma mudança cultural mais ampla, promovendo aceitação, autoestima e criando uma conexão com o seu público.

Para se ter uma dimensão maior, ainda de acordo com a TODX, mesmo que quase 56% da população brasileira se autodeclare negra, a publicidade brasileira ainda pouco se desafia em narrativas para negros e negras como personagens centrais, colaborando na manutenção do racismo e da discriminação racial, o que vai de encontro ao avanço da pauta racial em debate global. Além disso, na publicidade infantil, há a ausência de protagonismo negro feminino: o resultado apontou 73% de mulheres e meninas brancas ante 27% de mulheres de outras etnias. 

Nesse cenário, Skala Cosméticos vai no sentido oposto, utilizando em embalagens das linhas infantis e adultas avatares que não apenas representam, mas celebram a pluralidade dos seus consumidores, reforçando questões de raça, gênero e body positive, destacando a importância da autoaceitação e rejeição dos estereótipos. Os personagens cuidadosamente desenvolvidos, refletem uma variedade de características que reafirmam a beleza única de cada pessoa.

‘’Acreditamos que a representatividade vai além dos produtos; é uma ferramenta para promover a inclusão social. Ao adotar avatares desejamos promover uma narrativa mais equitativa em toda a indústria’’, aponta Bruna Veneziano, a Diretora de Marketing de Skala Cosméticos.  

 

Sobre a Skala Cosméticos

No mercado há mais de 30 anos, a Skala é conhecida pela comercialização de cremes de tratamento para cabelo em embalagens de um quilo. Atualmente, a marca exporta para mais de 40 países ao redor do mundo.

Consciente de sua responsabilidade social e ambiental, e que tais hábitos e atitudes melhoram a qualidade de vida, ajudando também a humanidade e o planeta, desde julho de 2018 a Skala se tornou uma marca 100% vegana, cruelty free e que utiliza ingredientes de origem vegetal.

 

Octavio Raja gabaglia

Octavio Raja Gabaglia, o carismático Otavinho, é um nome que ressoa nas praias, encostas e telhados de Búzios. Esse arquiteto genial, conhecido pelo bom papo e pela mente afiada, conseguiu, com engenhosidade, domar os ventos, convidar a luz do sol para habitar as casas com gentileza, além de convencer a paisagem exuberante a fazer parte de sua obra.

Noticiário das Caravelas

Búzios Feed

As melhores experiências de Búzios em um só lugar! Descubra histórias, dicas e memórias inesquecíveis dessa cidade paradisíaca. Compartilhe seu momento e faça parte dessa viagem!

Matérias Relacionadas

Búzios inicia cadastro para agricultores familiares com foco em políticas públicas de apoio ao campo

Espetáculo bilíngue “A BUSCA” promove acessibilidade cultural e reflexão sobre o feminino em Búzios

Escola Dominus promove “Arraiá” aberto ao público em Búzios

Festival Cores chega a Búzios com música, arte, bem-estar e experiências para toda a família

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

Receba nossa Newsletter!