Pular para o conteúdo
Search

Campanha alerta sobre doença ocular relacionada à tireoide

Campanha alerta sobre doença ocular relacionada à tireoide
Campanha alerta sobre doença ocular relacionada à tireoide

A Doença Ocular da Tireoide (DOT) é uma condição rara, autoimune e crônica, na qual o sistema imunológico ataca o tecido atrás dos olhos, causando inflamação. Apesar de ter relação com outras doenças da tireoide, em 90% dos casos ela está relacionada ao hipertireoidismo e em 10% são pessoas com tireoide normal ou que apresentam hipotiroidismo. 

A demora para diagnóstico tem um impacto muito grande na qualidade de vida das pessoas com DOT. No dia da saúde ocular (10 de julho), a CDD fortalece a campanha “O Olhar diz Tudo”, que tem por objetivo conscientizar e reduzir o estigma desta doença.

Os principais sintomas desta doença são: olhos arregalados ou saltados, sensibilidade à luz, vermelhidão, olhos ressecados, inchaço, lacrimejamento, dor nos olhos, visão dupla e perda da visão. Como muitos destes sintomas são comuns a outras condições, é comum que oftalmologistas não especializados se atentem somente às queixas oculares, passando por cima de outras questões que o paciente possa apresentar e relegando a DOT. Isto atrasa o diagnóstico e pode acarretar perdas da visão. 

Além disso, o impacto das dores, alterações na visão e mudanças na aparência que os sintomas de DOT trazem são muito grandes na qualidade de vida do paciente. Para evitar perdas oculares mais graves, um diagnóstico precoce é indispensável. 

Para os especialistas, profissionais de saúde não especializados precisam estar cientes dos principais sintomas, bem como dos fatores de risco. “Por mais que o endócrino não seja especialista em DOT, o paciente com Graves já é visto como um paciente de risco para DOT e alertado para isso. Entretanto, saber a hora de encaminhar para um centro de referência também é importante”, alerta a endocrinologista Fabíola Miasaki. 

O diagnóstico de doença de Graves (também conhecido como hipertireoidismo) é o principal fator de risco para desenvolver DOT. Nesse caso, o tratamento com iodo radioativo, histórico familiar e especialmente o tabagismo são fatores de risco que também precisam ser conhecidos pelos profissionais e alertado aos pacientes. 

Desde 2022, a CDD desenvolve a campanha “O Olhar diz Tudo”. O site do projeto, dá acesso às principais ações já realizadas. A plataforma também hospeda um  e-book com explicações detalhadas sobre a condição, depoimentos de pacientes, o curta-metragem “Por um novo olhar”, além das principais informações sobre sintomas, diagnóstico e tratamento de DOT. 

A campanha “O Olhar Diz Tudo” tem a parceria da farmacêutica Amgen, e tem como uma de suas principais ações o Mapa de Especialistas, que traz informações para encontrar os principais profissionais que cuidam da doença em cada região do Brasil. Para a vice-presidente da CDD, Giulia Gamba, estas ações têm grande importância de conscientização: “Pessoas com DOT sofrem com as mudanças na aparência dos olhos. Cerca de 40% das pessoas diagnosticadas com DOT apresentam crises de ansiedade e depressão. Mais de 60% sentem um impacto nas habilidades psicossociais. Informar sobre esta condição ajuda não apenas a alertar as pessoas que podem estar sob risco de desenvolver DOT, mas ao público em geral sobre a empatia com a condição”.

Sobre a CDD

A Associação Crônicos do Dia a Dia (CDD) é uma organização sem fins lucrativos que acredita no diálogo como ponte para que ninguém precise conviver com uma doença crônica sozinho. O objetivo do trabalho da CDD é apoiar todo o potencial humano para ampliar as perspectivas de vida das pessoas com condição crônica de doença, através de projetos e conteúdo, para que as pessoas não sejam definidas nem reduzidas a seus diagnósticos.

Noticiário das Caravelas

Coluna da Angela

Angela é uma jornalista prestigiada, com passagem por vários veículos de comunicação da região, entre eles a marca da imprensa buziana, o eterno e irreverente jornal “Peru Molhado”.

Coluna Clinton Davison

Matérias Relacionadas

Cabo Frio sedia Fórum de Desenvolvimento da Região dos Lagos

Tawa Beach Club promete fim de semana repleto de atrações musicais e gastronômicas

Acúmulo de lixo em Itaipava ameaça saúde pública e economia local

Exposição celebra 200 anos da imigração alemã no Brasil

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

Receba nossa Newsletter!

Poxa você já está indo? Bem que você, poderia ficar mais um pouco!

Se precisar mesmo ir, não deixe de assinar nossa Newsletter. Todo dia enviamos nossas notícias diretamente no seu e-mail, você fica informado sobre tudo em primeira mão.

Receba nossa Newsletter!

Ahh outra coisa, ao assinar, acesse seu e-mail e confirme que deseja receber nossa newsletter.