Pular para o conteúdo
Search

Esperança e ação pela NMO é o tema do Março Verde 2024

Esperança e ação pela NMO é o tema do Março Verde 2024
Esperança e ação pela NMO é o tema do Março Verde 2024

Há 3 anos, a CDD – Crônicos do Dia a Dia, associação de pacientes que atua na informação e mobilização pelas condições crônicas de doença, desenvolve a campanha Março Verde, voltada para a conscientização sobre a Neuromielite Óptica (NMO) – uma doença rara, autoimune e de origem neurológica. O Brasil tem mais de 10 mil pacientes diagnosticados com NMO, grande parte destes são mulheres não-brancas e a falta de conhecimento a respeito da condição impacta diretamente na qualidade de vida destas pessoas. Durante todo o mês de março, serão realizadas diversas ações e eventos buscando levar informações de qualidade para a sociedade a respeito do tema.

Em edições anteriores, destacam-se ações como a iluminação em verde de importantes pontos turísticos de Foz do Iguaçu (PR) e do Cristo Redentor (RJ), e o evento Joga pelos Raros, realizado em São Paulo, que contou com a presença do craque do tetra Romário e outros convidados especiais. A exposição “Jornada da Pessoa com NMO”, instalada na estação de trens Primavera-Interlagos da capital paulista, buscou levar educação a respeito da doença. A campanha também contou com o engajamento de comunicadores e influenciadores de saúde, divulgando informação sobre a NMO através do site Março Verde e das redes sociais.

O objetivo da campanha é quebrar estigmas e dar visibilidade às experiências de pessoas que vivem com a condição, uma consequência de tabus e pouca informação qualificada a respeito de doenças raras e crônicas. “É a partir dessa mobilização e conscientização que articulamos novas perspectivas e possibilidades de vida para as pessoas que convivem com a NMO no Brasil”, aponta Giulia Gamba, diretora executiva da CDD.

O tema do  Março Verde de 2024 é “Esperançar e Agir”, e prevê ações que tragam visibilidade para a neuromielite óptica. Uma destas atividades é a iluminação do Elevador Lacerda (Salvador) na cor verde em 27 de março, Dia Nacional de Conscientização da NMO, quando médicos, pacientes e outras pessoas relacionadas com a causa, participam de uma recepção. A escolha de Salvador para este evento se dá por ser considerada o mais importante centro da cultura afro-brasileira e a cidade mais negra fora do continente africano, com uma população composta de 84% de pessoas negras o grupo demográfico mais afetado pela NMO. “A ideia é trazer visibilidade para a causa, que envolve uma doença rara, e por isso carrega muito desconhecimento e estigma. Visibilizar a NMO em um contexto assim é fundamental para a nossa missão em contribuir em diagnósticos precoces, além de um bom prognóstico e oportunidades de acesso para as pessoas que convivem com a condição”, comenta Gamba.

A iniciativa Joga pelos Raros também terá continuidade, dessa vez com partidas realizadas em diversas capitais do país, com o objetivo de envolver diferentes comunidades. “Assim como no futebol, cada jogador é importante no campo, queremos mostrar à comunidade de pessoas com doenças raras que elas são importantes para a sociedade e fazer com que a população tenha mais atenção e cuidado com esses diagnósticos”, indica Gustavo San Martin, fundador e CEO da CDD.

SOBRE A CDD – A associação Crônicos do Dia a Dia é uma organização sem fins lucrativos. Desde 2018, tem como missão apoiar todo o potencial humano para ampliar as perspectivas das pessoas que convivem com condições crônicas de doença.  A partir dos pilares de trabalho de Responsabilidade social, Qualidade de vida, Políticas Públicas, Pesquisa e Informação, desenvolve projetos e campanhas para fortalecer o diagnóstico precoce, conscientizar sobre sintomas, políticas públicas, tratamentos e vivências com os diagnósticos, para impactar na qualidade de vida das pessoas que convivem com as condições, seus amigos e familiares. O Março Verde é uma campanha com o apoio da Amgen Brasil.

Noticiário das Caravelas

Coluna da Angela

Angela é uma jornalista prestigiada, com passagem por vários veículos de comunicação da região, entre eles a marca da imprensa buziana, o eterno e irreverente jornal “Peru Molhado”.

Coluna Clinton Davison

Matérias Relacionadas

Exposição celebra 200 anos da imigração alemã no Brasil

Maricá realiza 1º Seminário de Fotografia “Ampliando Olhares”

Rio de Janeiro oficializa 4 de abril como Dia Estadual dos Cuidadores de Animais

Governo do Rio projeta recorde de turistas na alta temporada

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

Receba nossa Newsletter!

Poxa você já está indo? Bem que você, poderia ficar mais um pouco!

Se precisar mesmo ir, não deixe de assinar nossa Newsletter. Todo dia enviamos nossas notícias diretamente no seu e-mail, você fica informado sobre tudo em primeira mão.

Receba nossa Newsletter!

Ahh outra coisa, ao assinar, acesse seu e-mail e confirme que deseja receber nossa newsletter.