Search

Almanaque da Saúde da FACERES conecta Brasil e Portugal

Almanaque da Saúde da FACERES conecta Brasil e Portugal
Almanaque da Saúde da FACERES conecta Brasil e Portugal

Em uma iniciativa que resgata a tradição dos almanaques e conecta dois continentes, a Faculdade de Medicina FACERES e a Escola Superior de Enfermagem de Coimbra lançam a 3ª edição do Almanaque da Saúde. Essa parceria traz uma nova perspectiva para a divulgação científica, ampliando o debate sobre temas relevantes para a saúde e bem-estar da população.

Com foco nos cuidados em saúde da população essa parceria representa uma integração internacional, interinstitucional, interprofissional, interdisciplinar e intercultural.

O Almanaque da Saúde é fruto do compromisso da FACERES em integrar ensino, pesquisa e extensão. A produção desta edição foi organizada por alunos, professores e técnicos-administrativos, de diferentes áreas: medicina, enfermagem, biologia, letras e marketing digital.

Inspirado nos tradicionais almanaques de farmácia, que apresentavam informações de maneira lúdica e criativa, o livreto busca resgatar essa tradição brasileira, conectando a memória de gerações passadas ao contexto de saúde atual.

A professora doutora Talita Valentino, coordenadora de pesquisa da FACERES, destaca que o Almanaque aproxima brasileiros e portugueses por meio da educação científica como ferramenta de promoção da saúde. Esta iniciativa está alinhada ao conceito de determinação social da saúde e ao Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 3 da ONU, que visa assegurar saúde e bem-estar para todos.

Ao falar sobre o projeto, Elen Trindade, acadêmica da Turma 23 da FACERES, destacou a importância da pesquisa científica aprofundada e da acessibilidade das informações. “Foi muito gratificante desenvolver o tema Hipertensão Arterial Sistêmica, conhecida como ‘Pressão Alta’. Conseguimos apresentar informações sobre a doença, seus cuidados, formas de prevenção e tratamentos de maneira acessível ao público. Além disso, incluímos atividades como palavras-cruzadas e caça-palavras para tornar o aprendizado mais interativo. Estudamos bastante o tema e adaptamos a linguagem e o conteúdo culturalmente, levando em conta o contexto de Portugal”.

A aluna Kauana Prevital, da Turma 21 da FACERES, avalia a experiência do projeto, destacando a combinação entre conteúdo científico e uma abordagem lúdica e histórica. “A experiência foi muito enriquecedora, pois conseguimos alinhar o conteúdo científico com elementos lúdicos. Isso torna o aprendizado mais leve e divertido, facilitando a compreensão e tornando o conteúdo mais acessível para todos”.

Da mesma forma, Beatriz Filipa Pinto Oliveira, aluna da Escola Superior de Enfermagem de Coimbra, destacou o impacto pessoal, acadêmico e profissional dessa vivência. “Com a particularidade da cultura brasileira e portuguesa, foi possível demonstrar que há muito mais que nos une do que apenas a língua. Existe uma vontade conjunta de aprender com as diferenças e crescer. Por meio da partilha, acessibilidade, resiliência e respeito pela diversidade conseguimos ser melhores. Sou muito grata por esta experiência e pelas pessoas incríveis que aprenderam”.

Distribuição gratuita

A partir de janeiro, o Almanaque da Saúde será distribuído gratuitamente à população de São José do Rio Preto e em Portugal, ampliando seu alcance e promovendo a educação em saúde entre os dois países.

História do Almanaque no Brasil

Editado e ilustrado por Monteiro Lobato, o Almanaque teve a sua primeira publicação em 1920, numa tiragem inicial de cinquenta mil exemplares. Seu personagem Jeca Tatu, com suas necessidades de saúde, serviu como ponto de partida para a criação de um dos almanaques mais famosos do país, o Almanaque Fontoura. A partir daí a indústria farmacêutica viu nos almanaques uma poderosa ferramenta de marketing, distribuindo-os gratuitamente como brindes de fim de ano. Essa estratégia, iniciada na década de 1920, alcançou seu ápice entre as décadas de 1930 e 1970, com milhões de exemplares circulando pelo país.

Noticiário das Caravelas

Matérias Relacionadas

Polícia Militar prende foragido da Justiça em Búzios

Guarda Municipal de Maricá prende homem por violência doméstica em Cordeirinho

Rio de Janeiro fecha 2024 com recorde de 1,5 milhão de turistas internacionais

União de Maricá faz ensaio técnico na Sapucaí no domingo (9)

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

Receba nossa Newsletter!