Search
Degradê com CSS

 

Um incêndio na vegetação no entorno da Lagoa Vermelha, em Saquarema,  neste domingo (1º) consumiu  cerca de 25 hectares de restinga, predominância de guriri. Fora os danos a fauna, que ainda não foram contabilizados.  A area faz parte do Parque Estadual da Costa do Sol (PECS).

O incêndio teria começado por volta das 16h e as colunas de fumaça podiam ser vistas a longa distância.  De acordo com o chefe do Parque Andre cavalcanti, os protocolos de acionamento e atendimento do Inea foram todos realizados na maior celeridade possível, contudo infelizmente não houve êxito no período da noite.

Ainda de acordo com Cavalcanti,  os  guarda-parques trabalham nos regimes de 12h (das 07h às 19h), não sendo realizado combates no período da noite.  Ainda houve o agravante de que os brigadistas não tinham combustível- cortado pelo estado desde sábado(31/03), para chegar no local com as viaturas.  O comandante do Corpo de Bombeiros foi acionado e procedeu. No entanto, só conseguiram chegar ao local a noite, porque durante o dia a viatura estava ocupada atendendo em um acidente no distrito de Jaconé.  A equipe do PECS está agora no local fazendo o chamado rescaldo da area  atingida pelas chamas.

sobre o  ecossistema afetado 

A Lagoa Vermelha é um complexo lagunar, preservado, com três pequenas lagoas circundadas por um canal. Possui vegetação de restinga, com destaque para diversas espécies de bromélias. Ao seu redor, funciona, com seus moinhos de vento, uma antiga e tradicional salina. É considerada como fonte de energia para banhos medicinais, devido sua alta concentração salina e pela presença de hidrogênio sulfuroso, ambos preconizados no tratamento de doenças de pele e reumática. É considerada patrimônio mundial.

Noticiário das Caravelas

Búzios Feed

As melhores experiências de Búzios em um só lugar! Descubra histórias, dicas e memórias inesquecíveis dessa cidade paradisíaca. Compartilhe seu momento e faça parte dessa viagem!

Matérias Relacionadas

Prefeitura de Búzios inicia vacinação contra gripe com foco em grupos prioritários

Caiçaras de Búzios visitam pontos turísticos e compartilham histórias com guias locais

Ferrugem é atração confirmada no Festival da Lula em Arraial do Cabo

Associção de moradores promove mutirão de limpeza com alunos da rede municipal na praia de Manguinhos em Búzios

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

Receba nossa Newsletter!