Search
Degradê com CSS

24 de outubro, Dia da Organização das Nações Unidas: Relembre a importância da data

A guerra Ucrânia x Rússia, o aumento da fome, o desequilíbrio econômico mundial e a constante ameaça nuclear são desafios aos Direitos Humanos para a ONU na atualidade.
11111111111.jpeg

Hoje, dia 24 de outubro, é celebrado o Dia da Organização das Nações Unidas. A data se refere à Carta da ONU, que foi desenvolvida pelos representantes de cinquenta países presentes à Conferência sobre Organização Internacional, que se reuniram em São Francisco de 25 de abril a 26 de junho de 1945. As Nações Unidas, porém, começaram a existir oficialmente em 24 de outubro de 1945, após a validação da Carta pela China, os Estados Unidos, a França, o Reino Unido e a ex-União Soviética, bem como pela maioria dos assinantes.

Segundo a Carta das Nações Unidas, os objetivos da ONU são: a) manter a paz e a segurança em todo o mundo; b) Mediar e promover relações amistosas entre as nações; c) promover cooperações na resolução de problemas internacionais; d) ser o centro responsável por reunir as nações em prol desses objetivos em questão.

A estrutura da ONU é formada pelos seguintes órgãos: Assembleia Geral, Conselho de Segurança, Conselho Econômico e Social, Conselho de Tutela e Corte Internacional de Justiça e o Secretariado Geral.

De acordo com Fábio Pereira, advogado, professor e mestrando em direitos humanos da Região dos Lagos, a organização se baseia, em suas ações, na Declaração Universal dos Direitos Humanos. “A ONU busca implementar, através de suas resoluções, assinadas como compromisso de seus membros, facilitar a cooperação entre os países para alcançar melhorias em áreas como direito internacional, segurança internacional, desenvolvimento econômico, progresso social e direitos humanos e paz mundial”, esclarece. O advogado afirma que nem sempre as ações organizadas são eficazes ou encontram o objetivo esperado, mas o trabalho é bastante amplo e abrangente, buscando atender todos os países.

Em razão de seu caráter internacional único e dos poderes previstos em sua Carta, a ONU é hoje o principal espaço de concertação política entre os países, na busca de atuação internacional coordenada em torno a uma lista crescente de temas. A Organização das Nações Unidas possui hoje cento e noventa e três países-membros. A entidade é extremamente importante no que se refere às relações diplomáticas internacionais e à questão humanitária em todo o planeta.

Pereira comenta ainda sobre os direitos humanos na atualidade, e afirma que o mundo tem observado a retomada do crescimento do ódio e do conflito, sem a diplomacia e o respeito ao Direito Internacional. “A guerra Ucrânia x Rússia, o aumento da fome, o desequilíbrio econômico mundial e a constante ameaça nuclear são desafios aos Direitos Humanos para a ONU”, explica. Segundo o advogado, no Brasil, o art. 3º, inciso I da Constituição Federal, indica como objetivo: “constituir uma sociedade livre, justa e solidária”. “Talvez seja o norte a ser seguido pela ONU e pelos seus países membros, a fim de assegurar plenamente os Direitos Humanos”, finaliza.

Noticiário das Caravelas

Búzios Feed

As melhores experiências de Búzios em um só lugar! Descubra histórias, dicas e memórias inesquecíveis dessa cidade paradisíaca. Compartilhe seu momento e faça parte dessa viagem!

Matérias Relacionadas

Weliton Souza, o “Ginho”, é encontrado morto dentro de casa em Búzios

Maria de Fátima é real (no Instagram)

SAÚDE | Búzios discute cultivo de Cannabis medicinal para fins terapêuticos

TRÂNSITO | Obras na RJ-102 alteram circulação em Búzios nesta quinta-feira

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

Receba nossa Newsletter!