Pular para o conteúdo
Search
Degradê com CSS

“Heróis da Guitarra Brasileira” agora é um documentário

Os jornalistas ...
Os jornalistas ...

Pra quem ainda não leu o livro “Heróis da Guitarra Brasileira”, que  conta a história do instrumento no país, agora pode conferir o filme, onde, assim como no livro homônimo, te leva a uma viagem, cheia de grandes personagens, desde do  ‘pau elétrico’ à guitarrada.

O livro foi escrito pelos jornalistas Leandro Souto Maior, que também é músico,  e Ricardo Schott (Ed. Irmãos Vitale 2014), e virou filme, um documentário de curta-metragem com imagens de Felipe O’Neill e edição de Fabiano Battaglin.

Leandro, que coloca sua guitarra a serviço na banda de rock Fuzzcas,  explica: “A guitarra não aparece no Brasil por acaso. Violões elétricos já eram usados em shows e estúdios brasileiros desde os anos 1930”.

E, seguindo o conceito do livro, com base em entrevistas e depoimentos inéditos, o filme deixa que os próprios heróis levem o espectador pela história deste instrumento no Brasil.

Os jornalistas  Ricardo Schott e Leandro Souto Maior

“O filme tem vários pontos fortes. Gosto dos mais novos Kiko Loureiro, Andreas Kisser, gosto demais do Toninho Horta apontar para o Lanny Gordin, e claro, a narrativa de “Trem Azul”… o aspecto senhorial do Serginho Dias… posudo, né? A alegria e emoção do Edgard Scandurra… Armandinho todo envolvido no projeto… Armandinho parece aquelas pessoas legais que te recebem numa festa de desconhecidos, pega na sua mão com carinho e atenção e começa a caminhar contigo apresentando as pessoas. Foi como senti a participação dele! Eu achei que tá emocionando, o final quase em lágrimas, pois é a nossa história também, né? Cada um de nós teria algo assim para contar… o que nos torna um pouco heróis também, sem querer desmerecer nenhum deles, mas a história de cada um começa num sonho, tocar guitarra… e o filme termina nesse início de todos nós, crianças que fomos e nos apaixonamos por ela, pela guitarra!”, comentou o músico  Renato Gomes França sobre o filme.

Octavio Raja gabaglia

Octavio Raja Gabaglia, o carismático Otavinho, é um nome que ressoa nas praias, encostas e telhados de Búzios. Esse arquiteto genial, conhecido pelo bom papo e pela mente afiada, conseguiu, com engenhosidade, domar os ventos, convidar a luz do sol para habitar as casas com gentileza, além de convencer a paisagem exuberante a fazer parte de sua obra.

Noticiário das Caravelas

Búzios Feed

As melhores experiências de Búzios em um só lugar! Descubra histórias, dicas e memórias inesquecíveis dessa cidade paradisíaca. Compartilhe seu momento e faça parte dessa viagem!

Matérias Relacionadas

Prefeito de Búzios confirma avanço nas discussões sobre Taxa de Turismo Sustentável

Outubro Rosa mobiliza Estado do Rio e municípios da região com ações de prevenção ao câncer de mama e colo de útero

Documentário resgata história do Canal Campos-Macaé no 1º Circuito Macaense de Cinema Independente

Cabo Frio celebra diversidade com show de Ana Carolina na 20ª Parada do Orgulho LGBTI+

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

[mailpoet_form id="2"]