Pular para o conteúdo
Search

Ciclistas se integram à natureza nas trilhas das praias da Região dos Lagos

O Peró não é bom somente para banhos de mar e contemplação da natureza. Os esportistas estão descobrindo a praia para uma série de esportes radicais, de competição ou não. É o caso do Pedala Brava, um grupo de ciclistas de Búzios e inclui o Peró nos circuitos de pedal que fazem praticamente todo o fim de semana. À frente, o veterano Roberto Vilhena, de 57 anos, um jovem que trabalha há 25 anos com trilhas de moutain bike e lidera os passeios e treinos.

O grupo saiu de Búzios, cruzou a Serra das Emerências, deu uma paradinha para fotos no Pontal do Peró e percorreu os 7,2 kms da Praia do Peró até o Costão das Conchas. Como ninguém é de ferro, os ciclistas pararam para um lanche e mergulhos nas águas cristalinas da Praia das Conchas que, finalmente, estavam sem a desordem de ambulantes e barracas que no Carnaval ocupavam boa parte da faixa de areia junto ao mar.

“Pedalar no Peró e estar em contato com a biodiversidade e natureza ímpar do lugar, desde a trilha que permeia a APA do Pau-Brasil até o Parque da Costa do Sol. No caminho, a extensa faixa de areia branca e dura que forma uma pista natural para pedalar a beira-mar, com o mar cristalino de um lado e as dunas com a vegetação nativa protegida de outro, além do maciço de montanhas que abraça a praia e conforta nossos olhos”,  disse a ciclista Amana Vilhena, de 32 anos, que é paisagista e filha de Vilhena.

O grupo Pedala Brava conta com ciclistas de todos os níveis, amadores e profissionais, que saem para pedalar regularmente pela cidade e nos finais de semana fazem trajetos mais longos, praticando o mountain bike nas inúmeras trilhas e praias da Região dos Lagos.

“Além de pedalar, o grupo faz um trabalho de monitoramente ambiental e recuperação de áreas degradadas. Somos uma espécie de vigilantes da natureza em duas rodas”,  conclui Amana.

Por Paulo Roberto Araujo

Noticiário das Caravelas

Coluna da Angela

Angela é uma jornalista prestigiada, com passagem por vários veículos de comunicação da região, entre eles a marca da imprensa buziana, o eterno e irreverente jornal “Peru Molhado”.

Coluna Clinton Davison

Matérias Relacionadas

Cabo Frio sedia Fórum de Desenvolvimento da Região dos Lagos

Tawa Beach Club promete fim de semana repleto de atrações musicais e gastronômicas

Acúmulo de lixo em Itaipava ameaça saúde pública e economia local

Exposição celebra 200 anos da imigração alemã no Brasil

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

Receba nossa Newsletter!

Poxa você já está indo? Bem que você, poderia ficar mais um pouco!

Se precisar mesmo ir, não deixe de assinar nossa Newsletter. Todo dia enviamos nossas notícias diretamente no seu e-mail, você fica informado sobre tudo em primeira mão.

Receba nossa Newsletter!

Ahh outra coisa, ao assinar, acesse seu e-mail e confirme que deseja receber nossa newsletter.