Search
Degradê com CSS

Defensoria Pública do Rio se manifesta contrária ao “fichamento” de moradores das comunidades

Foto de Danilo Vespa, Folha de São Paulo, mostrando morador sendo "fichado" pelo exercito foi a que mais chamou atenção
Foto de Danilo Vespa, Folha de São Paulo, mostrando morador sendo "fichado" pelo exercito foi a que mais chamou atenção

 

A Defensoria Pública do Estado do Rio de Janeiro manifestou  discordância com o “fichamento” de moradores de comunidades fluminenses por militares das Forças Armadas.  De acordo com nota  emitida nesta sexta-feria (23), a  Defensoria considera a  abordagem generalizada de cidadãos em manifesto desacordo com a Constituição Federal e configura violação dos direitos fundamentais.

Foto de Danilo Verpa, Folha de São Paulo, mostrando morador sendo “fichado” pelo exercito foi a que mais chamou atenção

“De acordo com o ordenamento jurídico brasileiro, a abordagem pessoal por qualquer agente de segurança só é permitida quando há razões concretas e objetivas para a suspeita de que o indivíduo esteja portando bem ilícito ou praticando algum delito. O fato de se morar em uma comunidade pobre não é razão suficiente para este tipo de suspeita. A lei também estabelece que nenhum cidadão seja submetido à identificação criminal se estiver portando a devida documentação civil. Trata-se, portanto, de grave violação dos direito à intimidade e a liberdade de locomoção.”, diz um trecho da nota.

A Defensoria Pública também considera extremamente preocupante a ausência de transparência nas operações e reputa como graves as notícias de expulsão de profissionais da imprensa dos locais onde essas ações estão sendo realizadas.

“Trata-se de inconstitucional violação ao exercício profissional do jornalista, que tem não apenas o direito, mas também o dever de informar à população sobre o trabalho das instituições. Os agentes federais, como qualquer ente público, têm o dever administrativo de prestar contas à sociedade, além da estrita observância dos princípios constitucionais. “,  declara em tom afirmativo este trecho da nota, onde a Defensoria ainda se  coloca à disposição para atender àqueles que se sentirem constrangidos.

 

Noticiário das Caravelas

Matérias Relacionadas

Búzios amplia monitoramento urbano com 419 câmeras de alta tecnologia

Rio das Ostras confirma 21ª edição do Jazz & Blues Festival para junho de 2025

Búzios recebe Brasil Ultra Triathlon, maior prova de resistência do mundo

Casimiro de Abreu pode ganhar parque temático inspirado em OVNIs

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

Receba nossa Newsletter!