Pular para o conteúdo
Search

Mais um ano de avanço do mar na praia do Abricó, em Rio das Ostras

Quem mora no entorno da Praia do Abricó, em Rio das Ostras, há anos está passando por dificuldades por conta da erosão e do avanço do mar. Para deter esse avanço até mesmo uma barreira de pedra foi construída em 2016. Mas, atualmente, é possível ver partes dessa mesma barreira e até mesmo da calçada da orla serem “engolidos” pelo mar.

Cláudio Vilhena é morador do bairro Bosque da Praia há mais de 20 anos e relembra quando a orla foi repaginada e também quando a mesma começou a desabar há cerca de 10 anos.

“É muito triste você ver as pessoas sofrendo porque o mar está levando o quintal de casa. A casa ter perigo de ser interditada pela defesa civil. Mas costumo dizer que o mar está pegando de volta o que é dele. Afinal, foi feito um aterramento para construir todos esses quiosques e expandir a rodovia Amaral Peixoto. Não sei se não fizeram a obra direito. Mas esse é o preço. O problema é que é a população que está pagando por um erro do governo municipal ou estadual”, comenta o morador.

A atendente de caixa de um mercado ao redor da praia do Abricó, Camila Fernandes, conta que essa situação é antiga e não vê uma solução tão cedo.

“Trabalho nesse mercado mais de 3 anos e antes disso trabalhei em uma farmácia aqui perto. Sempre usei o ponto de ônibus da orla da praia. A um ano e meio aproximadamente o mar chegou a levar esse ponto e tinha que andar até a “praça da Telemar”. Achava muito perigoso. Parte da rodovia chegou a ceder também. Acho que só vão resolver quando cair um carro dentro da água”, pondera Camila.

Possível resolução?
Nesta quarta-feira, dia 17, o prefeito de Rio das Ostras, Carlos Augusto Balthazar, esteve em Brasília para buscar apoio junto ao Ministro da Secretaria de Governo, Carlos Marun, a fim de resolver o problema. Na ocasião, ele levou um pedido de cooperação técnica e repasse de verbas para a recuperação da Orla, no trecho que vai da Praia da Tartaruga à do Abricó. O prefeito também apresentou ao ministro um estudo sobre os impactos da erosão na região.

Segundo o mestre em Geologia, Daniel Fernandes, que elaborou sua tese de mestrado justamente em cima do avanço do mar em Rio das Ostras, o problema é muito complexo e tem como origem vários fatores, que vão desde a construção da barragem de Jurtunaíba, no Rio São João, entre os municípios de Silva Jardim e Araruama, passando pela ação do homem em todo trecho do corpo hídrico, à ocupação desordenada da foz em Barra de São João, incluindo ainda as características geográficas da grande enseada localizada entre Rio das Ostras e Búzios.

Com base nesse estudo elaborado pelo geólogo, a solução definitiva para o problema só será possível com a participação direta dos Governos Federal e Estadual, disponibilizando apoio técnico e financeiro aos municípios de Rio das Ostras, Casimiro de Abreu, incluindo Barra de São João, e Búzios.

“O engordamento da praia e a construção de barreiras no mar para reduzir a energia das ondas que atingem a orla dessa região são fundamentais, além de ações de recuperação ambiental no Rio São João e sua foz,” ressaltou Daniel.

De acordo com Carlos Augusto, ele pediu esse apoio para a recuperação dessa área, visto que atualmente o município não dispõe de recursos para realizar a obra. O prefeito disse que o ministro se mostrou sensível à urgência de se resolver o problema e se comprometeu em colocar o caso na pauta do Governo Federal.

“Vamos buscar incansavelmente a solução para este problema junto ao Governo Federal. Caso não tenhamos êxito pela via política em curto prazo, acionaremos judicialmente a União e o Estado para que cumpram com suas obrigações”, pontuou o prefeito.

Isenção para os atingidos
O prefeito de Rio das Ostras ainda deixou claro que as medidas preventivas que cabem ao município estão sendo tomadas desde o início de sua gestão e que, no final do ano passado, foi sancionada uma lei isentando os moradores das propriedades atingidas na localidade do pagamento do IPTU.

 

 

 

 

Noticiário das Caravelas

Coluna da Angela

Angela é uma jornalista prestigiada, com passagem por vários veículos de comunicação da região, entre eles a marca da imprensa buziana, o eterno e irreverente jornal “Peru Molhado”.

Coluna Clinton Davison

Matérias Relacionadas

Exposição celebra 200 anos da imigração alemã no Brasil

Maricá realiza 1º Seminário de Fotografia “Ampliando Olhares”

Rio de Janeiro oficializa 4 de abril como Dia Estadual dos Cuidadores de Animais

Governo do Rio projeta recorde de turistas na alta temporada

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

Receba nossa Newsletter!

Poxa você já está indo? Bem que você, poderia ficar mais um pouco!

Se precisar mesmo ir, não deixe de assinar nossa Newsletter. Todo dia enviamos nossas notícias diretamente no seu e-mail, você fica informado sobre tudo em primeira mão.

Receba nossa Newsletter!

Ahh outra coisa, ao assinar, acesse seu e-mail e confirme que deseja receber nossa newsletter.