Passado alguns dias do julgamento do ex-presidente Luis Inácio Lula da Silva, onde ambos os “lados” tiveram opiniões distintas: esquerda alegando falta de provas e a direita comemorando. Em Búzios não foi diferente, muitas pessoas acompanharam e tiveram as suas opiniões sobre a ação contra o ex-presidente.
Pensando na democracia, alguns militantes da cidade estão se mobilizando para dar continuidade a um comitê do Partido dos Trabalhadores (PT) e apoio ao ex-presidente. A militante Anny Figueiredo divulgou em suas redes sociais a intenção de formar um grupo de militância no município.
“Atenção PeTistas, simpatizantes e militantes de esquerda de Búzios! Estamos interessados em reunir a militância do PT e as companheiras buzianas de esquerda para criarmos um “Comitê Popular em Defesa da Democracia e do Direito de Lula ser Candidato”, falou em seu perfil na internet.
O julgamento de Lula
Por unanimidade, Lula foi condenado em segunda instância a 12 anos de prisão pela 8ª Turma do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4). Os três desembargadores votaram pela prisão do réu por corrupção passiva e lavagem de dinheiro no caso do triplex em Guarujá (SP). A defesa alega falta de provas. Não é a decisão, a defesa ainda pode entrar em mais uma instância.