Pular para o conteúdo
Search

Dez trabalhadores em condições semelhantes à escravidão são resgatados em salina de Araruama

O Ministério do Trabalho resgatou dez trabalhadores em condições semelhantes à escravidão em uma salina na localidade de Praia Seca, em Araruama. Segundo o órgão, os trabalhadores foram encontrados em condições degradantes no dia 9 de janeiro. De acordo com o MT, a empresa responsável foi notificada e os trabalhadores foram desligados do trabalho, receberam as guias do programa de seguro-desemprego para resgatados, e encaminhados para programas sociais.

Auditores-fiscais do órgão fizeram inspeções onde ocorria a extração de sal, na fábrica onde era feita a moagem e no alojamento dos trabalhadores.

No alojamento, ainda segundo o MT, os fiscais encontraram as piores condições como: falta de água potável, falta de camas (havia um colchão fino e travesseiros no chão), falta de higiene e limpeza em toda a casa (tinha lama no banheiro e muito lixo pelo terreno).

Ainda de acordo com os auditores, as descargas dos banheiros estavam quebradas, fiações elétricas expostas e ventiladores quebrados, além de não haver roupas de cama e armários.

Durante a operação de fiscalização, os agentes interditaram equipamentos usados na fábrica por falta de segurança. Foram encontradas também irregularidades no processo de moagem do sal e diversas infrações que não garantiam a segurança do trabalhador.

O Ministério do Trabalho disse ainda que a empresa assumiu o vínculo empregatício de todos, mas ainda não pagou a rescisão dos funcionários, nem arcou com as viagens de volta para casa dos trabalhadores.

A Procuradoria do Trabalhador em Cabo Frio estava presente na reunião com a empresa e convocou os responsáveis para prestar novos esclarecimentos ainda nesta semana.

Os trabalhadores e suas famílias estão sendo atendidos pelo programa Ação Integrada da Secretaria de Estado de Direitos Humanos e Políticas para Mulheres e Idosos. Ela está garantindo o retorno dos resgatados a seus domicílios, já que, quatro deles são oriundos de outros estados.

Segundo os agentes, a operação vai continuar.

Noticiário das Caravelas

Coluna da Angela

Angela é uma jornalista prestigiada, com passagem por vários veículos de comunicação da região, entre eles a marca da imprensa buziana, o eterno e irreverente jornal “Peru Molhado”.

Coluna Clinton Davison

Matérias Relacionadas

Exposição celebra 200 anos da imigração alemã no Brasil

Maricá realiza 1º Seminário de Fotografia “Ampliando Olhares”

Rio de Janeiro oficializa 4 de abril como Dia Estadual dos Cuidadores de Animais

Governo do Rio projeta recorde de turistas na alta temporada

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

Receba nossa Newsletter!

Poxa você já está indo? Bem que você, poderia ficar mais um pouco!

Se precisar mesmo ir, não deixe de assinar nossa Newsletter. Todo dia enviamos nossas notícias diretamente no seu e-mail, você fica informado sobre tudo em primeira mão.

Receba nossa Newsletter!

Ahh outra coisa, ao assinar, acesse seu e-mail e confirme que deseja receber nossa newsletter.