Hoje, 21 de outubro, é comemorado o dia do Podcast no Brasil. A data foi definida devido ao primeiro podcast brasileiro publicado, o Digital Minds, de Danilo Medeiros. Os podcasts estão cada vez mais populares entre os brasileiros, mantendo-se como um dos assuntos mais comentados nas redes.
A principal característica desse formato de áudio é a facilidade de acesso em qualquer momento e de qualquer lugar, por meio de plataformas específicas, como a plataforma de streaming Spotify. Hoje também estão em alta os Videocasts, que nada mais são que podcasts em formato de vídeo: o apresentador e seus entrevistados são gravados enquanto conversam. A exibição geralmente é feita ao vivo pelo YouTube.
Separamos alguns podcasts para você manter-se informado
1° Praia dos Ossos
No dia 30 de dezembro de 1976, Ângela Diniz foi assassinada com quatro tiros numa casa na Praia dos Ossos, em Búzios, por seu então namorado Doca Street, réu confesso. Mas nos três anos que se passaram entre o crime e o julgamento, algo estranho aconteceu. Doca tornou-se a vítima. Praia dos Ossos é um podcast original da rádio Novelo.
2° Café da Manhã
Levante da cama com notícias e análises quentinhas no Café da Manhã, o podcast mais importante do seu dia em uma parceria entre Folha de S. Paulo e Spotify, os jornalistas Magê Flores, Maurício Meireles e Bruno Boghossian trazem nas manhãs de segunda a sexta, de forma leve e simples, o fundamental sobre os assuntos do momento no Brasil e no mundo.
3° O Assunto
Um grande assunto do momento discutido com profundidade. Renata Lo Prete vai conversar com jornalistas e analistas da TV Globo, do G1, da GloboNews e dos demais veículos do Grupo Globo para contextualizar, explicar e trazer um ângulo diferente dos assuntos mais relevantes do Brasil e do mundo, além de contar histórias e entrevistar especialistas e personagens diretamente envolvidos na notícia.
4° Para dar nome às coisas
Meu nome é Natália Sousa, sou jornalista e escritora, mas a informação mais importante do meu currículo pessoal é que eu adoro chocolate e uma vida bem vividinha – dessas cheias de conquistas e desalinhos, de passos certos e tombos memoráveis, de escolhas redondinhas e erros inconfessáveis. Criei esse espaço para fazer na web uma mesa de bar daquelas que a gente senta e sente que – por mais que pareça – nunca estamos só.