Pular para o conteúdo
Search

200 vagas para curso gratuito de Libras em Maricá

As inscrições poderão ser feitas pela internet até o dia 25 de outubro

Maricá está com inscrições abertas, a partir desta quinta-feira (13), para 200 vagas no curso de Formação Inicial e Continuada (FIC) em Língua Brasileira de Sinais (Libras), nível básico e intermediário, uma iniciativa da Secretaria de Políticas Inclusivas, em parceria com o Instituto Federal Fluminense (IFF) e a ONG Contato. Os interessados terão até o dia 25 de outubro para se inscrever por meio do link: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSdCbW8s0bX9X0jik6Lx478soZ_Aj1AnbyzFM3ORReK-UhVYWQ/viewform

A aula inaugural acontece no dia 12 de novembro no auditório do Instituto Federal Fluminense (IFF), às 10h. As aulas terão início no dia 14 de novembro e serão ministradas no modo de ensino a distância (EAD) até julho de 2023. A capacitação terá carga horária total de 160 horas, encontros acontecendo uma vez por semana (duas horas por aula), e emissão de certificado reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC).

A seleção dará preferência a familiares de pessoas surdas e servidores públicos que lidam diretamente com as pessoas com deficiência. Também é necessário ser morador de Maricá e trabalhar no município.  Após a inscrição, os contemplados receberão um e-mail com as orientações e, posteriormente, serão inseridos em um grupo de WhatsApp correspondente a sua turma.

A formação atende a lei 10.426/2002 e o decreto nº 5.626/2005, que estabelecem o reconhecimento e a difusão da Libras, oportunizando, de forma pública e gratuita, a capacitação da população de Maricá. Essa política pública fomenta a inclusão social pelo aprendizado da língua e auxilia aqueles que desejam se especializar como intérprete de libras, uma profissão em ascensão.

Suporte aos alunos com dificuldades no acesso à tecnologia

Os matriculados no curso de Libras que tenham dificuldades de acesso à internet, ou que necessitem de equipamentos de tecnologia assistiva para o uso do computador, poderão utilizar gratuitamente a sala de informática do Centro de Referência em Políticas Inclusivas (CRPI), que estará disponível de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, na sede técnica da unidade, que fica na Rua Boaz Velasco, quadra 27, lote 01, Centro. O espaço possui acessibilidade, monitores de atividade e intérpretes de libras para auxiliar os alunos interessados.

Coluna da Angela

Angela é uma jornalista prestigiada, com passagem por vários veículos de comunicação da região, entre eles a marca da imprensa buziana, o eterno e irreverente jornal “Peru Molhado”.

Coluna Clinton Davison

Matérias Relacionadas

Happy Hour e música ao vivo no Anexo Praia animam noites de Búzios

RJ-102 e a escuridão que ronda a entrada de Búzios

Tawa Beach Búzios apresenta programação especial para o feriadão

Argentina vota contra resolução da ONU sobre prevenção da violência contra mulheres e meninas

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

Receba nossa Newsletter!

Poxa você já está indo? Bem que você, poderia ficar mais um pouco!

Se precisar mesmo ir, não deixe de assinar nossa Newsletter. Todo dia enviamos nossas notícias diretamente no seu e-mail, você fica informado sobre tudo em primeira mão.

Receba nossa Newsletter!

Ahh outra coisa, ao assinar, acesse seu e-mail e confirme que deseja receber nossa newsletter.