Segunda edição da Feira Mulheres em Movimento ocorrerá no dia 5 de novembro, na fonte do Itajurú, das 10h às 17h. A feira é um projeto que tem como objetivo fortalecer a produção, distribuição e consumo de produtos, artes e negócios feitos por mulheres da região dos lagos.
De acordo com Vanessa Dias, produtora cultural, educadora patrimonial e coordenadora do evento, a Feira Mulheres em Movimento visa levar ao público aquilo que é produzido aqui, pela própria comunidade. “No intuito de darmos espaço para as artistas, artesãs e empreendedoras da terra para mostrarem suas produções ao público e claro, gerar renda para as participantes”, conta. Dias explica ainda que, para além disso, o evento tem o objetivo de levar ao público momentos de lazer, arte e culturas, por vezes deixado de lado, sufocado pela rotina caótica de trabalho que temos. “Quando se trata de mulheres, é urgente o destaque e a valorização das mesmas, já que vivemos em uma sociedade que invisibiliza e desvaloriza produções e saberes femininos”, esclarece.
A coordenadora afirma que a ideia da feira veio com a extrema necessidade de dar voz e espaço para mulheres apresentarem a riqueza de suas produções, cotidianamente invisibilizadas e desvalorizadas por essa sociedade patriarcal. “Portanto, a Feira Mulheres em Movimento, além de abrir espaços para a valorização de produções por mulheres, incentiva a autonomia financeira das mesmas e emancipação de ciclos de violência”, acentua.
O evento terá uma programação diversificada, abrangendo diversos segmentos da cultura como artesanato, música ao vivo, gastronomia, brechós, literatura e espaço para as crianças. Durante o evento acontecerão apresentações musicais como show com o grupo Xoxote, tocando uma junção gostosa do tradicional forró pé de serra com outras modalidades rítmicas, e DJ Vanessa Dias, levando no repertório uma mistura de ritmos brasileiros, repleto de sons da cultura popular.
Sobre a importância da participação da população local na feira, Dias esclarece que “é importante, para que, além de usufruir de um momento de lazer cultural, conheçam as produções de mulheres locais, gerando sensação de pertencimento e representatividade. Turistas presentes também poderão conhecer mais a fundo a nossa região, por meio do que se produz aqui”.
Confira a programação completa no Instagram: https://www.instagram.com/mulheres.em.movimentocf/