Com o tema “Os desafios e o futuro da Bioeconomia – oportunidades para o desenvolvimento sustentável em escala municipal”, Maricá sedia o 1º Seminário Internacional de Bioeconomia, nesta quinta (22) e sexta-feira (23), das 9h às 17h. A programação será aberta com visitação aos projetos da Biotec Maricá na Fazenda Pública Joaquin Piñero e na Biofábrica e ao Farmacopeia Mari’ká.
O segundo dia do Seminário vai contar com palestras no Auditório Manoel Lagos, no Banco Mumbuca, sobre: dinamização de territórios com abordagens e estratégias para o reconhecimento do valor dos recursos bio-culturais locais; sistemas agroalimentares em transformação; e instrumentos e políticas de planejamento territorial para as novas formas de uso dos recursos naturais.
O evento da Prefeitura de Maricá é uma iniciativa da Biotec Maricá, empresa subsidiária da Companhia de Desenvolvimento de Maricá (Codemar), em parceria com a Universidade Federal Fluminense e a Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.
“Além de mostrar as principais ações que já estão sendo realizadas, o Seminário também deve ser um espaço de diálogo e produção de conhecimentos sobre quais são os desafios que precisam ser enfrentados pelos diferentes atores sociais – poder público, setor privado, organizações sociais, universidades – para dar conta deste projeto tão inovador”, destacou o presidente Eduardo Britto.
Inscrições
Para participar dos dois dias do 1º Seminário Internacional de Bioeconomia, basta se inscrever pelo link https://forms.gle/iqMtY6pX5iJN7vvC7. Durante a inscrição de participação, será possível garantir vaga para o transporte que irá realizar o translado aos locais da visita técnica. As inscrições poderão ser realizadas até a véspera do primeiro dia do seminário.
Programação:
1º Seminário Internacional de Bioeconomia em Maricá
Data: 22 e 23/06
Inscrição: https://forms.gle/
Auditório Manoel Lagos – Banco Mumbuca
Endereço: Rua Eugenia Modesto da Silva, 234, no Parque Eldorado
Transporte para locomoção às visitas técnicas incluso
Quinta-feira – 22/06:
9h – Abertura com o presidente da Biotec Maricá – Eduardo Britto – Fazenda Pública Joquin Piñero.
10h – Visita de Campo a área da Agroecologia – UFRRJ.
11h – CIAMAR
12h – 14h – Pausa para o almoço.
14h30 – Apresentação de projetos com bioinsumos – Biofábrica.
16h – Apresentação do Projeto Farmacopéia Mari’ká – UFRRJ – Fazenda Nossa Senhora do Amparo.
Sexta-feira (23/06):
Banco Mumbuca
9h – Abertura com o presidente da Biotec Maricá – Eduardo Britto.
9h20 – Conferência de abertura – Professora Silvia Scaramuzzi da Universidade de Florença.
Tema: Dinamização de territórios: abordagens e estratégias para o reconhecimento do valor dos recursos bio-culturais locais
10h30 – Mesa 1 – Professor John Wilkinson da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro e Professora Cátia Grisa da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
Tema: Sistemas Agroalimentares em Transformação.
Mediador: José Alexandre Almeida – Secretário de Promoção e Projetos Especiais de Maricá
12h40 – 14h10 – Pausa para o almoço.
14h30 – Mesa 2 – Professora Vanessa Empinotti da Universidade Federal do ABC e Professora Luciana Travassos da Universidade Federal do ABC.
Mediador: Manuela Mello – Presidente do Banco Mumbuca.
Tema: Instrumentos e Políticas de Planejamento Territorial para as Novas Formas de Uso dos Recursos Naturais.
16h30 – Encerramento com o presidente da Codemar, Hamilton Lacerda e com o presidente da Biotec, Eduardo Britto.