O primeiro concerto da Orquestra Sons da Aldeia proporcionou uma noite de muito entretenimento e celebração da arte da música no Teatro Municipal Dr. Átila Costa no último sábado (14). A apresentação marcou o primeiro ano de funcionamento do conjunto musical em São Pedro da Aldeia, criado em setembro de 2022 por meio de uma iniciativa pioneira da Secretaria Municipal de Cultura. O repertório incluiu clássicos da música nacional e internacional, que encantaram e divertiram o público.
O secretário municipal de Cultura, Thiago Marques, enalteceu a evolução da Orquestra e o trabalho de excelência que vem sendo realizado desde a formação do grupo. “A formação da Orquestra é a materialização do nosso sonho de ver a música chegando a cada canto da nossa cidade. Eu fico muito orgulhoso em ver o desenvolvimento desse trabalho, ver o quanto esses alunos têm evoluído e o compromisso de todos os músicos com esse projeto. Agradeço a cada pessoa que esteve presente no Teatro Municipal para prestigiar e demonstrar o seu apoio. Agradeço também ao prefeito Fábio do Pastel pelo olhar especial que ele tem dado à Cultura, oportunizando a formação e a revelação de novos artistas aldeenses”, disse.
O concerto apresentou 15 canções, que passearam entre os gêneros do baião, sertanejo, pop, rock, música gospel, jovem guarda e Música Popular Brasileira (MPB). Sob a regência do professor de música Jorge Rafael Goes, coordenador da Orquestra, o conjunto apresentou um verdadeiro show de talentos com a participação especial de cantores convidados, além de alunos e professores da Orquestra, que também tiveram a oportunidade de se apresentarem como solistas.
De acordo com o regente, a apresentação superou as expectativas. “Nossas expectativas eram altas para este primeiro concerto e o resultado, realmente, foi surpreendente. Vínhamos ensaiando há dois meses e o conjunto se superou. Toda a tensão deu lugar à precisão e eles apresentaram um concerto de alto nível, com muita qualidade sonora, demonstrando o quanto eles têm evoluído. Foi uma satisfação enorme ver essa casa cheia prestigiando a orquestra da cidade”, destacou Jorge Rafael.
Morador do bairro Morro dos Milagres, o professor de trombone da Orquestra, Ricardo Costa, falou sobre a satisfação em participar do projeto. “Estou na estrada há 30 anos e participar da Orquestra tem sido uma grande experiência para mim. Trabalhar com esses jovens, poder passar adiante o meu conhecimento e ver a progressão deles a ponto de conseguirem performar um solo é muito bom. Eu me senti muito orgulhoso, a apresentação foi maravilhosa, foi um fechamento de um ciclo de muito trabalho e dedicação. O concerto demonstrou também que a Orquestra vai muito além da parte lúdica. É um projeto que proporciona a socialização e dá a oportunidade para que esses jovens possam fazer arte e, quem sabe, alcançar o mercado de trabalho”, ressaltou.
Moradora do bairro Fluminense, Waldiceia Gonçalves compareceu em família para prestigiar o concerto e a performance solo do filho, o jovem Luiz Felipe, aluno de saxofone. “Foi muita emoção e um orgulho imenso. Era meu sonho ver meu filho tocar em uma orquestra e eu creio que muitas portas ainda se abrirão. O sonho do meu filho é seguir carreira militar como músico e a Orquestra tem ajudado muito nessa preparação. O maestro é excelente e tem dado todo o apoio. Eu agradeço muito à Cultura e ao prefeito por darem essa oportunidade e por desenvolverem esse trabalho tão lindo com essa juventude”, disse a técnica em contabilidade.
Aos 19 anos, Luiz Felipe Gonçalves falou sobre a experiência em participar do concerto como solista e destacou suas vivências como um dos alunos de sax do conjunto. “Foi meu primeiro concerto e, apesar do nervosismo, fiquei feliz com o meu desempenho. Comecei a tocar saxofone aos nove anos de idade, na igreja, mas já tinha desistido de ser músico. Então, no ano passado, quando consegui passar nas audições para a Orquestra, foi um recomeço para mim. Pretendo me tornar músico militar e a Orquestra tem sido a minha motivação. O professor Jorge tem dado grande apoio não só para mim, mas para todos os outros alunos”, afirmou.
Do bairro São João, Manuela Bezerra é mãe da jovem Suzana Ferreira, de 15 anos, uma das cantoras convidadas. “É muito gratificante ver que a Orquestra também tem dado a oportunidade para cantores da cidade participarem das apresentações. Minha filha sonha em se tornar cantora e vê-la concretizando esse sonho pela primeira vez em um palco, junto com a Orquestra, foi muito emocionante. Eu vejo o quanto esse projeto tem aproveitado os talentos daqui e isso é muito importante, principalmente para inspirar os mais jovens e mostrar que é possível sonhar e realizar. É muito bom ver que a Prefeitura está tendo esse olhar para a arte. Moro em São Pedro da Aldeia há 20 anos e nunca vi algo parecido, de forma tão espetacular”, destacou.
Sobre a Orquestra
A Orquestra Sons da Aldeia reúne, atualmente, 35 músicos residentes no município, entre professores selecionados e contratados por meio de processo seletivo e alunos selecionados por meio de audição. Desde a sua formação, o conjunto tem realizado apresentações em diversos eventos na cidade, como a Feira Cultural Itinerante, o Recital de Natal e a programação cultural de reinauguração do Teatro Municipal, além de já ter promovido ações em escolas municipais e no Pronto-Socorro Municipal, levando música, bem-estar e mensagens de conforto e esperança para os pacientes e seus familiares.
A Orquestra promove ensaios periódicos e os alunos recebem aulas de música e prática de conjunto em naipes. As apresentações do conjunto já passaram pelos bairros Baleia, Porto da Aldeia, Estação, Centro, Baixo Grande, São João e Praia Linda. Em reconhecimento aos relevantes serviços prestados ao município, este ano o conjunto musical foi homenageado com uma Moção Aplausos concedida pela Câmara Municipal.