Com o tema “Povos na Luta, por Terra, Água e Florestas” o evento de exposição e comercialização de produtos da agricultura familiar camponesa dos acampamentos e assentamentos do MST será no bairro Malvinas, no município de Macaé.
No dia 30 de novembro de 2019 será realizada a 1ª Feira Regional da Reforma Agrária – Região Lagos, na Malvinas, Macaé RJ. Este é um evento de exposição e comercialização de produtos da agricultura familiar camponesa dos acampamentos e assentamentos da Reforma Agrária, realizado pelo Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra – MST.
A 1a Feira Regional da Reforma Agrária se apresenta em momento de mobilização das famílias do PDS Osvaldo de Oliveira. O assentamento, que é referência por ser uma área conquistada a partir da luta pela terra, se contrapondo a lógica de concentração fundiária no país e desenvolvendo um manejo produtivo baseado na produção de alimentos saudáveis, livres de veneno, sem exploração do trabalho e aliado a biodiversidade local, se encontra sob ameaça de despejo.
Hoje, as famílias produzem uma diversidade de alimentos como feijão, aipim, abóbora, banana, milho, hortaliças, batata doce, inhame, taioba, guandu, fava, tomate, urucum, chaya, maracujá, caramuela, cana, temperos, leguminosas, entre outras, e estão entregando para a Prefeitura de Macaé através da política do PNAE entorno de 1 tonelada de alimentos por semana.
O acampamento Edson Nogueira, onde funciona desde fevereiro de 2019 a Unidade Pedagógica de Agroecologia, consegue trabalhar não apenas a superação dos insumos químicos e sementes transgênicas, mas todos os princípios que orientam em suas dimensões culturais, organizativa e política. Nesse modelo trabalhamos novas relações, aliamos estratégias de comercialização, conservação e recuperação das nascentes, rios lagos, solo e biodiversidade. As atividades envolvem parcerias com instituições públicas e acadêmicas e tem como objetivo capacitar os participantes no manejo agroecológico tendo como eixo central a conservação ambiental dos bens naturais e a ampliação da produção agroecológica na região.
A Feira Regional da Reforma Agrária se coloca, nesse momento histórico, como uma importante ferramenta de resistência da classe trabalhadora, possibilitando o diálogo com a sociedade urbana, na defesa da Reforma Agrária como bandeira de luta, não somente de uma alimentação mais saudável e acessível a toda população, como projeto estratégico para o desenvolvimento democrático do campo e das cidades.
O Feijão orgânico produzido pelo assentamento Osvaldo de Oliveira, em Macaé, já foi vendido em Búzios, através de uma articulação do Prensa com a Feira Periurbana de Búzios.