Após o cancelamento do 15º Festival Internacional de Jazz e Blues de Rio das Ostras uma sensação de frustração tomou conta do município. Porém, Associação de Pousadas e Hotéis criou uma iniciativa junto a centenas de empresários da região para viabilizar a realização de um festival similar.
Ainda que em menor escala, o grupo de 300 empreendedores, através da associação, está concretizando o Jazz & Blues Ostras Fest. Os shows vão ser realizados nos dias 8, 9 e 10 de dezembro. O evento acontecerá na Concha Acústica, no Centro do município, e na orla de Costazul.
Algumas das atrações confirmadas são artistas como Taryn Szpilmman, que dublou a personagem Elza no filme da Disney “Frozen – Um aventura Congelante”, Arthur Maia e Micha Devellard. A entrada é gratuita.
De acordo com o presidente da Associação de Pousadas e Hotéis e realizador do projeto, Fábio Câmara, o projeto é um exemplo de quão benéfica a união entre empresários locais pode ser.
“O festival é mais que uma atração turística é uma ação social. É algo que vai contribuir para a cultura na cidade. O cancelamento do Festival Internacional de Jazz e Blues foi o gatilho que precisávamos para unir os empresário e fazer algo pela cidade nós mesmos”, comentou Câmara.
O realizador conta ainda que o festival está sendo realizado pensando na contribuição de 500 empresários. “O evento está sendo feito com 25 mil reais. Então propomos que cada empresário que deseje participar contribuía com 50 reais. Temos aproximadamente 300 parceiros até agora, mas precisamos completar essa cota. Esse valor é possível para qualquer um colaborar. Por isso, já contamos com a participação de empresário de todos os portes e setores. Desde grandes empresas a barraquinhas de cachorro quente estão auxiliando nessa empreitada”, explicou
Mas, se tudo der certo os planos da Associação de Pousadas e Hotéis são de continuar produzindo outros eventos desse tipo. “Queremos fazer festivais de vários gêneros musicais diferentes, como o Rock ou Samba, por exemplo. Está nos planos a produção de uma feira literária também”, contou Fábio Câmara.
Segundo o presidente, a inspiração vem de cidades como Gramado, no Sul, e de Conservatória, no interior do Rio. “A cultura de festivais de Gramado e as serestas de Conservatória foram iniciadas pelos
empresários locais que se reuniram para criar essa tradição. Queremos implantar isso em Rio das Ostras”, concluiu Fábio.
Uma das empresárias participantes é a proprietária da loja Casual Chic, Fernanda Tavares. A empreendedora conta que soube do projeto pelas redes sociais e achou a proposta super interessante.
“50 reais é um valor acessível para todos. É um dinheiro que se tira do caixa e isso permite que qualquer pessoa colabore. Normalmente é um grupo pequeno que entra com um valor muito alto e isso acaba monopolizando o evento. Da forma que está sendo feito é o contrário. É democrático. Permite que todos façam a sua parte na criação da identidade cultural da cidade”, comenta Fernanda.
Para a empresária investir mesmo em tempos de crise é essencial. Ela conta que as pessoas estão respondendo positivamente ao projeto e isso já é uma vitória.
“Via muitas pessoas desgostosas pelo fato do festival de jazz ter sido cancelado. Mas depois da divulgação do Jazz e Blues Ostras Festival a população ficou mais satisfeita. Porque isso mobiliza a cidade. Não são só os comerciantes que ganham com isso, a população também. Por isso que acho importante que todos os empresário que possam participem. Afinal, nossa marca também está sendo divulgada”, finalizou Fernanda.
A população também pode contribuir através da campanha no site Kickante.