Quem foi ao Pronto Socorro de Rio das Ostras durante essa semana pode presenciar que todos os funcionários e alguns pacientes estavam utilizando máscaras hospitalares. Entre os moradores do município havia a suspeita que poderia ser um caso de meningite na unidade hospitalar.
De certa forma a suspeita da população se confirmou na manhã desta quarta-feira (22) com a informação da Secretaria de Saúde de Rio das Ostras. O órgão informou que há um caso suspeito de meningite, atendido no Pronto-Socorro Municipal neste fim de semana. De acordo com o município, o paciente foi medicado e isolado, onde foram tomadas todas as medidas cabíveis.
A Prefeitura destacou que o exame inicial foi negativo para a meningite, porém, a Secretaria de Saúde só irá descartar o diagnóstico a partir do resultado final do Laboratório Central Noel Nutels (LACEN-RJ), laboratório de referência do Governo do Estado, que já está analisando a amostra do paciente. O nome e a idade do paciente não foram divulgados.
Segundo a unidade médica, o paciente está internado em uma área isolada. O estado de saúde dele é estável. A meningite pode ser causada por vírus, fungos ou bactérias. Ela é contagiosa através do compartilhamento de objetos e alimentos. A contaminação é provocada pela inflamação nas membranas que protegem o cérebro e a medula espinhal.