A Prefeitura de Macaé realiza, entre os dias 22 de novembro e 16 de dezembro, a campanha “16 Dias de Ativismo: uma vida sem violência é um direito das mulheres”. O evento é promovido pelo Centro Especializado de Atendimento à Mulher (Ceam) da Secretaria de Desenvolvimento Social, Direitos Humanos e Acessibilidade.
De acordo com a coordenadora do Ceam, Jane Roriz, o objetivo da campanha é conscientizar as pessoas sobre uma vida sem violência e proporcionar momentos de reflexão sobre o assunto.
“A mulher é vítima de violência doméstica familiar, nas empresas, escolas, faculdades, enfim. A nossa proposta é discutir o assunto e mostrar quais são os locais que ela poderá ser atendida pelo município, caso haja necessidade”, explicou.
Ela acrescenta que qualquer pessoa poderá participar das atividades que terão início na próxima quarta-feira (22), quando profissionais do Ceam participarão da capacitação: “Saúde da Mulher para Atenção Básica”, às 8h, no Paço Municipal.
“Na oportunidade, estaremos falando sobre a importância da campanha e quais são os atendimentos oferecidos pelo município”, acrescentou.
A programação contará também com palestras, roda de conversa, caminhada na orla dos Cavaleiros, exposição de artesanatos no I Festival de Literatura & Cultura de Macaé (Flicmac) e no Polo de Artesanato de Macaé, na Praça Veríssimo de Melo.
“Preparamos toda a programação com muito carinho e contamos com a parceria das Secretarias de Ordem Pública, Mobilidade Urbana e Saúde. Além da Polícia Civil, 32º Batalhão de Polícia Militar, Juizado Adjunto Criminal, Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e Universidade Federal Fluminense (UFF) de Macaé e Rio das Ostras”, disse Jane Roriz.
Os 16 dias de ativismo acontecem, atualmente, em 159 países. No Brasil, tem início no Dia Nacional da Consciência Negra (20 de novembro) e se encerra no Dia Internacional dos Direitos Humanos (10 de dezembro).
Ceam
Centro Especializado de Atendimento à Mulher (Ceam) oferece apoio psicológico, jurídico e social às mulheres vítimas de violência. Por meio de parceria entre o Ceam, Polícia Militar e o Núcleo de Atendimento à Mulher (Nuam) é realizado monitoramento dos casos, promovendo a efetividade da Lei Maria da Penha.
O endereço do Ceam é Rua São João, 33 – Centro, ao lado da 123ª DP. Mais informações pelo número (22) 2796-1045.
Programação
- Dia 22/11 – 8h – no Paço Municipal – Capacitação em “Saúde da mulher para a Atenção Básica”. Público alvo: profissionais do Ceam;
- Dia 23/11 – 14h – no Paço Municipal – Encontro sobre “A ética e transdiciplinariedade no enfrentamento da violência contra a mulher”;
- Palestrante: Cristina Brites (Assistente Social – professora da UFF Rio das Ostras)
- Dia 25/11 – Dia Internacional da Não violência contra as Mulheres;
- Dia 23 a 25/11 – 9h às 22h – na orla de Imbetiba – Participação no Polo de Artesanato (iniciativa do Espaço Mulher Cidadã) no Festival de Literatura & Cultura de Macaé (Flicmac) com divulgação dos 16 dias de ativismo;
- Dia 29/11 – Dia Internacional dos Defensores dos Direitos das Mulheres – 8h – no Cealo – Capacitação “Saúde da mulher na Atenção Básica”;
- Dia 29/11 – 14h – no Cealo – Direito Homoafetivo: novas famílias, gênero e sexualidade;
- Palestrante: Gabrielle Ferreira (Assistente Social, mestre em Serviço Social, Coordenadora do Centro de Cidadania LGBT Leste e Ana Beatriz Barcelos (Cuidadora – Casa de Convivência Secretaria de Saúde).
- Dia 02/12 – 8h – Orla dos Cavaleiros – Caminhada na Orla dos Cavaleiros, com a sensibilização da campanha dos 16 dias de ativismo “Luta pelo fim da violência contra as Mulheres”;
- Dia 5/12 – 10h – Ceam – “Os benefícios do Mindfullness no seu dia a dia” – Dra. Naly Soares de Almeida (Psiquiatra e facilitadora de Mindfullness – Casa de Convivência Semusa);
- Dia 6/12 – 14h às 18h – na Praça Veríssimo de Melo- Mobilização dos Homens pelo fim da Violência contra as Mulheres – Campanha do Laço Branco – junto aos Policiais Militares – 32º Batalhão de Polícia Militar, Polícia Civil, Guarda Municipal e Mobilidade Urbana;
- Dia 7/12 – 9h – no Ceam – Roda de Conversa ” CEAM defende os direitos humanos da mulher”;
- Dia 10/12 – Dia Internacional dos Direitos Humanos;
- Dia 14 a 16/12 – 9h às 22h – na Praça Veríssimo de Mello- Polo de artesanato de Natal (Espaço Mulher Cidadã) com atrações culturais.