Pular para o conteúdo
Search

10º Circuito da Sardinha em Macaé inicia nesta sexta (15)

O Polo Macaé promove o primeiro evento gastronômico deste ano: o 10° Circuito da Sardinha. A partir desta sexta-feira (15) até o dia 22, o circuito acontece dentro dos 15 restaurantes participantes e sábado, dia 23, o evento encerrará na orla com show de samba e choro, a partir das 11h30. Os preços variam entre R$25 e R$35. 

Os estabelecimentos participantes são: Balli Sushi, Bom a Pampa, Cozinha Urbana, Durval, Estação, Feito com Arte,  Forneria Giorgio, Gêmeos, Gogowok, Ilhote Sul, Lagostão, Novo Parada, O Zé Gastronomia, São João, e Trattoria do Nutte. O evento conta com o apoio da Prefeitura Municipal de Macaé e consta no calendário oficial do município.

Na roda de samba do dia 23 de março os músicos que irão compor a atração são Neguinho no violão, Diorninho no surdo, Pê no pandeiro, Andrea cantora, Lita Lopes cantora, Vicente Paula cantor, Merica cantor, além de Jr M Rica, Pará cavaco, Titio Alemão, e Jorge Benza cantor. 

A expectativa de vendas do presidente do Polo Macaé, Renato Nicoli, é que o consumo aproximado seja de duas toneladas de sardinha para elaboração de dez mil pratos, movimentando a economia pesqueira local. 

Para o secretário de Turismo, Léo Anderson, o Circuito da Sardinha tem um impacto significativo no turismo local. Atraindo tanto turistas e visitantes quanto moradores da própria cidade, o evento gera um aumento na demanda por serviços turísticos, beneficiando diretamente o setor econômico da região. “O evento valoriza a identidade cultural da cidade, e movimenta o arranjo produtivo local”, comentou.

O polo já está planejando o Beer Beach Burger, que será entre os dias 11 e 14 de abril e o 13º Festival Macaé de Cultura e Gastronomia, maior evento gastronômico da cidade, que está previsto para os dias quatro a oito de setembro. São oportunidades que unem as famílias macaenses e os turistas para conhecer a cultura e a diversidade da gastronomia de Macaé, contribuindo para o desenvolvimento social e econômico da cidade

Conheça os pratos do 10 Circuito da Sardinha 

1 – Cozinha Urbana – Brandade de Sardinha

2 – Novo Parada – Ravioli de ragu de sardinha ao molho branco

3 –  Gêmeos – Risoto de Limão com Sardinha 

4 – Estação –  Sardinha frita na panko com maionese de limão

5 – Trattoria – Sardinha na panela de pressão com especiarias “sardinha dona Wilma”

6 – Lagostão –  Sardinha da Princesinha  acompanhada de arroz com açafrão, vinagrete de pimenta biquinho e molho à moda do Lagostão

7 – O Zé Gastronomia –  Sardinha grega Al limone  crocante com molho Al Limone & arroz a grega

8 – Durval Sardinha cozida no vapor servida com molho rústico de tomates acompanhada de torradas de pão artesanal 

9 – São João – Bruschetta de sardinha cozida com especiarias e raspas de limão siciliano

10 – Gogowok Sardinha na crosta de gergelim e salada de bifum

11- Ilhote Sul Sardinhas à moda portuguesa (forno ) – marinada de azeite ao vinho branco + cebola + tomate sem pele + azeitonas pretas + salsinhas + croutons 

12 – Balli sushi – Haru do chefe  com pastinha de sardinha finalizado com vinagrete de biquinho

13- Bom a Pampa – Sardinha baiana à Pampa com especiarias ao leite de coco,  pesto de especiarias baianas e pão australiano para acompanhar

14 – Forneria Giorgio Pizza de Sardinha à Portuguesa molho de tomate, mussarela, sardinha assada no forno, confit de pimentões coloridos e azeitonas chilenas

15 – Feito com Arte Sardinha no Bolinho Recheio de sardinha ao tempero Feito com Arte, envolvida em massa de aipim crocante, acompanhada de Aioli de limão siciliano e geleia de pimenta

SARDINHA – A estrela do evento é rica em proteína, cálcio e ômega 3. Tem mais cálcio que o leite, uma lata de sardinha (85 g) oferta mais de 460 mg do mineral que afasta a osteoporose. É fonte de vitamina D. Oferece tantas proteínas quanto a carne vermelha: 100 g da assada (32,2 g) têm quase a mesma porção de um filé mignon grelhado (32,8 g). A sardinha também é um reservatório de fósforo.

Noticiário das Caravelas

Coluna da Angela

Angela é uma jornalista prestigiada, com passagem por vários veículos de comunicação da região, entre eles a marca da imprensa buziana, o eterno e irreverente jornal “Peru Molhado”.

Coluna Clinton Davison

Matérias Relacionadas

Cabo Frio sedia Fórum de Desenvolvimento da Região dos Lagos

Tawa Beach Club promete fim de semana repleto de atrações musicais e gastronômicas

Acúmulo de lixo em Itaipava ameaça saúde pública e economia local

Exposição celebra 200 anos da imigração alemã no Brasil

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

Receba nossa Newsletter!

Poxa você já está indo? Bem que você, poderia ficar mais um pouco!

Se precisar mesmo ir, não deixe de assinar nossa Newsletter. Todo dia enviamos nossas notícias diretamente no seu e-mail, você fica informado sobre tudo em primeira mão.

Receba nossa Newsletter!

Ahh outra coisa, ao assinar, acesse seu e-mail e confirme que deseja receber nossa newsletter.