Nesta quarta-feira (12) acontece o 1° Prêmio Prolagos de Jornalismo Ambiental. O evento é realizado às 19h30, na Casa Ateliê Calor Scliar, na Rua Mal. Floriano, 253, bairro São Bento, em Cabo Frio.
O Prêmio Prolagos de Jornalismo Ambiental é o primeiro concurso realizado pela concessionária para homenagear e valorizar o talento jornalístico e abrir espaço para a sustentabilidade crescer no nosso cotidiano. Jornalismo impresso, telejornalismo, fotojornalismo, radiojornalismo, webjornalismo e jornalismo universitário foram as categorias, onde cada uma terá um vencedor. Serão R$ 30 mil em premiações.
Todas as matérias foram veiculadas em algum meio de comunicação em um dos cinco municípios: Armação dos Búzios, Arraial do Cabo, Cabo Frio, Iguaba Grande e São Pedro da Aldeia. A iniciativa visa incentivar a produção de pautas que abordem o impacto positivo do saneamento básico (abastecimento de água e esgotamento sanitário) para o meio ambiente, saúde e qualidade de vida da população.
As reportagens inscritas foram avaliadas pelos jurados com pontuação de 1 (para a menor nota) a 5 (para a maior nota) de acordo com os seguintes critérios: adequação ao tema; estética, criatividade e inovação na linguagem; e técnica de reportagem e apuração das informações.
O Prensa de Babel é um dos finalistas do prêmio na categoria webjornalismo com a matéria “O Reúso da água como fator de crescimento e sustentabilidade“.