Search
Degradê com CSS

1° de novembro, Dia Mundial do Veganismo: Entenda mais sobre o estilo de vida

Segundo a Sociedade Vegetariana Brasileira, entre 4 e 7 milhões de brasileiros são ou estão se adaptando a uma vida sem produtos animais
salad-2756467_1920

Hoje, 1º de novembro, é celebrado o Dia Mundial do Veganismo. A data tem o objetivo de chamar a atenção para uma filosofia de vida que descarta o consumo de qualquer produto de origem animal, como carnes e derivados. Na atualidade, observa-se uma grande demanda por produtos veganos, além de um crescimento de pessoas que se interessam pela prática. Personalidades da mídia também vêm aderindo ao estilo de vida.

Muitos confundem o veganismo com o vegetarianismo. O veganismo envolve a abstenção de todos os produtos que originam da exploração animal, diferente do vegetarianismo, que é uma dieta onde não se consome produtos de origem animal, como carnes, ovos e leite (com exceção das dietas ovolactovegetarianas).

No Brasil, uma pesquisa do Ibope mostrou que, em 2018, aproximadamente 7% da população era considerada vegana e que 55% dos brasileiros dariam preferência para produtos veganos, se houvessem indicações nas embalagens, ou se o preço fosse igual aos produtos já vendidos no mercado.

Segundo a Sociedade Vegetariana Brasileira, entre 4 e 7 milhões de brasileiros são ou estão se adaptando a uma vida sem produtos animais.

Além de não consumirem produtos de origem animal, o público adepto ao veganismo também se preocupa com outros temas. A testagem de produtos e medicamentos em animais, por exemplo, é uma das pautas debatidas. Desde 2014, tramita no Senado Federal um projeto de lei (70/2014) que proíba o uso de animais no desenvolvimento, experimento e testes de produtos de higiene pessoal, perfumes e cosméticos, além de seus componentes.

Apesar de não termos uma regulamentação nacional, doze estados brasileiros e o Distrito Federal tomaram a dianteira e baniram os testes em animais dentro de seus territórios. É o caso de São Paulo, pioneiro ao tomar a decisão em 2014, Paraná (2015) e Rio de Janeiro (2017) / Imagem: reprodução

Em 2013, a Sociedade Vegetariana Brasileira criou um selo de certificação para produtos de diversas categorias, como alimentos, cosméticos, higiene, limpeza e calçados. A certificação é dada não à empresa ou a marca, e sim a cada produto, e indica que o item é livre de ingredientes de origem animal, que a empresa fabricante e seus fornecedores não testam o produto em animais. Mais de 3.500 itens já receberam o selo.

A expansão do agronegócio e os maus tratos a animais de grande porte também são temas debatidos.

Personalidades da mídia brasileira como Xuxa, Tatá Werneck e Luisa Mell, são adeptas ao veganismo / Imagem: reprodução

Noticiário das Caravelas

Búzios Feed

As melhores experiências de Búzios em um só lugar! Descubra histórias, dicas e memórias inesquecíveis dessa cidade paradisíaca. Compartilhe seu momento e faça parte dessa viagem!

Matérias Relacionadas

Prefeitura de Cabo Frio resgata cadela e sete filhotes em situação de maus-tratos

Macaé inaugura Clínica do Autista com atendimento multidisciplinar gratuito

Enel identifica 369 fraudes em medidores de energia em Tamoios

Búzios entra no radar internacional com gravação do programa britânico “Cruising with Jane McDonald”

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

Receba nossa Newsletter!