Menu

Cidades

Búzios e Macaé realizam operações para coibir motos irregulares

Operação Descarga Limpa, em Búzios. Imagem: Reprodução. (Foto: Guarda Municipal de Búzios)
Operação Descarga Limpa, em Búzios. Imagem: Reprodução. (Foto: Guarda Municipal de Búzios)

Em Macaé, foram realizadas ações de combate aos “rolezinhos”. Operação Descarga Limpa, em Búzios, visa coibir a circulação de motos com descarga adulterada 

As cidades de Búzios e Macaé realizaram operações para combater motos que circulam de forma irregular. Em Macaé, operações de combate aos chamados “rolezinhos” foram realizadas na cidade. De acordo com a assessoria de comunicação da Prefeitura, entre os dias 22 e 23 de janeiro, operações conjuntas de fiscalização de trânsito com a participação das secretarias municipais de Mobilidade Urbana e Ordem Pública e Polícia Militar, foram feitas no município.  

Ação contra os “rolezinhos” em Macaé. Imagem: Reprodução (Foto: Secretaria de Mobilidade Urbana)

Segundo as informações, ao todo, 56 foram realizadas e 17 autuações foram feitas. De acordo com a prefeitura de Macaé, a partir de planejamento estratégico, o objetivo é “restabelecer a ordem pública municipal, tornando a cidade mais segura para todos, tendo como referência dados da mancha criminal. A perspectiva é que ações como essas de fiscalização aconteçam periodicamente no município, atendendo reivindicação da própria população”, afirmou a instituição municipal.  

Em Búzios, ações com mesmo caráter também ocorreram na cidade. A operação “Descarga Limpa” acontece em diferentes pontos. De acordo com informações da Polícia Militar, em operação conjunta com órgãos fiscalizadores do município, no dia 15 de janeiro, 122 veículos foram inflacionados pela Polícia Militar e 18 foram autuados pela Secretaria de Meio Ambiente.  

Operação Descarga Limpa realizada no dia 15 de janeiro. Imagem: Reprodução. (Foto: Guarda Municipal de Búzios)

Segundo a Prefeitura de Búzios, no fim de semana entre os dias 16 e 17, no total, 50 motocicletas foram autuadas em três pontos diferentes da cidade. As ações que ocorrem na cidade têm como objetivo coibir a circulação de motocicletas com descarga adulterada e outras irregularidades. 

No inicio de janeiro, moradores de Búzios fizeram uma petição online cobrando das autoridades do município medidas para coibir motos barulhentas. Atualmente o abaixo assinado conta com mais de 400 assinaturas.  

Operação Descarga Limpa, em Búzios. Imagem: Reprodução. (Foto: Guarda Municipal de Búzios)

As motos barulhentas são comuns em Búzios, ainda que haja leis que proíbam esta situação. No município, existe a Lei Municipal 682/2008, que trata da proteção contra a poluição sonora. O artigo 3º desta lei prevê que: “São expressamente proibidos, independente de mediação de nível sonoro, os ruídos: I – produzidos por veículos com equipamento de descarga aberto ou silencioso alterado ou defeituoso;” descreve o documento.   

O Código de Trânsito Brasileiro (CTB) proíbe a circulação de veículos com o equipamento de descarga irregular. O Art. 230 do CTB diz que “conduzir veículo com descarga livre ou silenciador de motor de explosão defeituoso, deficiente ou inoperante” pode gerar infração grave, com penalidade de multa e medida administrativa, sendo a retenção do veículo para regularização.   

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

Faça parte da nossa comunidade no Whatsapp e Telegram:

Se você quer participar do nosso grupo, a gente vai te contar como vai ser agorinha mesmo. Se liga:

  • As nossas matérias chegam pra você a cada 1h, de segunda a sábado. Informações urgentes podem ser enviadas a qualquer momento.
  • Somente os administradores podem mandar os informes e realizar alterações no grupo. Além disso, estamos sempre monitorando quem são os participantes.
  • Caso tenha alguma dificuldade para acessar o link das matérias, basta adicionar o número (22) 99954-6926 na sua lista de contatos.

Nos ajude a crescer, siga nossas redes Sociais: Facebook, Instagram, Twitter e Tik Tok e Youtube

Veja Também

Escola de Artes e Ofícios Zanine em Búzios promove Experiências Criativas para Adultos

Búzios promove terceiro encontro do Seminário Abolição da Escravatura

Angela na Babel – A Coluna da Angela Barroso na Prensa #18

Cientista Janis Roze homenageado em descoberta de nova espécie de cobra coral