Menu

Cidades

Ykenga, o cartunista

ykenga

Lucas D’Assumpção

(Na galeria confira alguns dos trabalhos de Ykenga)

Bonifácio Rodrigues de Mattos, o Ykenga, é desenhista técnico por formação, tentou a sorte na charge em 1978, em jornais de sindicatos e nunca mais voltou à antiga profissão. Ferino em suas análises da realidade brasileira (especialmente aquela em que vivem ele e outros negros), ele teve seu trabalho publicado em periódicos de renome  aqui e fora do país.

Atualmente, o nome pode ser visto assinando as charges do caderno Mais São Gonçalo, do jornal Extra. Mas foi no falecido “O Pasquim”, comandado por Jaguar, Ziraldo e companhia, em que ele foi visto pela primeira vez na imprensa, em destacadas páginas duplas.

É sinônimo de bom humor associado à boa crítica jornalística sobre algum acontecimento público de  relevância ou dos mais cotidianos.

Nascido um dia depois do dia da Abolição da Escravatura, mas do ano de 1952, ele já emprestou seus traços a jornais como o “Última Hora”, “Jornal do Commércio”, “O Fluminense”, “A Notícia”, “Jornal dos Sports”, “O Povo na Rua”, “O Dia”, “Perú Molhado” (de Búzios), “Liberacion” (Suécia) e “La Juventud” (Uruguai). Tem ainda desenhos incluídos no acervo da Casa do Humor e Sátira de Gabrovo, na Bulgária. É autor do livro Humor à La Carte e do,  lançado recentemente, Casa-grande e Sem Sala.

No tempo do Perú Molhado (era muito amigo do saudoso Marcelo Lartigue), Ykenga se aproximou muito de Búzios e hoje a sua relação com a cidade é de amor. O cartunista não mora na península, mas leva a cidade no coração por onde vá. Hoje é colaborador do Prensa de Babel, esse experimento de jornal digital diário em Búzios.

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

Faça parte da nossa comunidade no Whatsapp e Telegram:

Se você quer participar do nosso grupo, a gente vai te contar como vai ser agorinha mesmo. Se liga:

  • As nossas matérias chegam pra você a cada 1h, de segunda a sábado. Informações urgentes podem ser enviadas a qualquer momento.
  • Somente os administradores podem mandar os informes e realizar alterações no grupo. Além disso, estamos sempre monitorando quem são os participantes.
  • Caso tenha alguma dificuldade para acessar o link das matérias, basta adicionar o número (22) 99954-6926 na sua lista de contatos.

Nos ajude a crescer, siga nossas redes Sociais: Facebook, Instagram, Twitter e Tik Tok e Youtube

Veja Também

Cinco membros da Loja Maçônica de Búzios foram elevados ao grau de Mestre

Lançada segunda edição em espanhol de “Búzios Espiritualidade” na Feira do Livro de Buenos Aires

Flower no Tawa Beach celebra os anos de 1970 a 1990 com a DJ Help

Moradores de Manguinhos terão 30 dias para conectar-se à rede de esgoto