Menu

Cidades

  • Home
  • Búzios
  • Vidas Negras Importam: ato em Búzios denuncia situação precária da população negra

Vidas Negras Importam: ato em Búzios denuncia situação precária da população negra

Nas redes sociais internautas pediram a intervenção da polícia para acabar com movimento alegando que não existe racismo na cidade

Neste domingo (7), representantes do Movimento Negro Perifa Zumbi e da Umeab – União Municipal dos Estudantes de Búzios, se reuniram na Praça Nicomedes, em Manguinhos, para o ato Vidas Negras Importam. De forma pacífica e respeitando as regras de distanciamento e uso de máscara, o grupo também promoveu a arrecadação de alimentos que foram entregues à Rede Solidária Búzios. Foram arrecadados 45 kg que seguiram direto para a APAE.

Acompanhando os protestos em todo o mundo, iniciados com a morte do americano negro, George Floyd, por um policial branco, ativistas de Búzios organizaram um movimento para denunciar as condições de vida da população negra no Brasil.

– Com a falta de condições para manter-se em quarentena, a realidade de muitas famílias aqui de Búzios é a fome, o ônibus cheio nas idas e vindas do trabalho, o desespero nas filas da Caixas Econômica e todo tipo de exposição ao coronavírus – explica Pétala Cormann de Jesus e Silva, organizadora do ato.

Cerca de trinta pessoas participaram do movimento, muitas empunhando cartazes contra o racismo. Nas falas, o discurso duro lembrando a falta de assistência, e de políticas públicas que ajudem a população negra a melhorar sua condição de vida.

– Os negros vivem sob ameaça constante. Risco social, fome, violência e genocídio nas comunidades. Com a chegada da pandemia, estas situações ficaram ainda mais gritantes. Como a população negra e pobre pode se manter em isolamento? Impossível. Sem ajuda do governo estão todos condenados a sofrer o pior nesse momento. Muita gente não enxerga, mas em Búzios tem muito racismo. Quando anunciamos este ato nas redes sociais, teve gente pedindo repressão policial contra o nosso movimento. Escreveram: todas as vidas importam e não só a dos negros. A segregação aqui é muito grande – revela Pétala.

Pétala conta que a partir de agora o movimento contra o racismo vai continuar com força em Búzios. Organizadores do ato deste domingo já combinaram manter o tema em voga na cidade e promover campanhas contínuas de combate ao racismo e à precária situação da população negra.

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

Faça parte da nossa comunidade no Whatsapp e Telegram:

Se você quer participar do nosso grupo, a gente vai te contar como vai ser agorinha mesmo. Se liga:

  • As nossas matérias chegam pra você a cada 1h, de segunda a sábado. Informações urgentes podem ser enviadas a qualquer momento.
  • Somente os administradores podem mandar os informes e realizar alterações no grupo. Além disso, estamos sempre monitorando quem são os participantes.
  • Caso tenha alguma dificuldade para acessar o link das matérias, basta adicionar o número (22) 99954-6926 na sua lista de contatos.

Nos ajude a crescer, siga nossas redes Sociais: Facebook, Instagram, Twitter e Tik Tok e Youtube

Veja Também

Alexandre Martins comemora a decisão- créditos: frame vídeo nas redes sociais do prefeito

Búzios abandona “A Cidade Mais Badalada do Brasil” em Favor de “Búzios é Verão o Ano Todo”

Trolley-da-Home-2000-x-1263

TourShop doa 100% das excursões em Búzios para vítimas das chuvas no Rio Grande do Sul

Bandeira do Aretê Búzios Golfe Clube no magnífico cenário do campo de golfe -  fotos por Mariana Ricci e Grupo Prensa de Babel

Aretê Búzios: o golfe como eixo de desenvolvimento turístico e econômico

Divulgação

Agenda cultural do fim de semana na Região dos Lagos