Pular para o conteúdo
Search

Vereador Lorram quer proibir Uber em Búzios

lorram_uber1
O vererador Lorran de pé

Desde 16 de dezembro, a Uber começou a operar em Búzios, Cabo Frio, Arraial do Cabo e São Pedro da Aldeia. Esse serviço de transporte, disponibilizado através de aplicativo, atende 546 cidades no mundo, dividindo opiniões.

Por oferecer um serviço semelhante aos táxis, mas exercer a atividade com menor custo, a Uber desperta preocupação e críticas dos taxistas ao redor do mundo. O trabalho de taxista comumente é regulamentado por algum órgão do governo, com licenças que podem custar caro. No caso do Brasil, como o número de licenças é limitado e a demanda é alta, existe um mercado informal de aluguel de licenças.

De um lado, taxistas são contra o serviço, alegando, entre outros a concorrência desleal e sua ilegalidade; do outro lado, usuários veem no serviço uma nova opção de transporte e renda, às vezes com rodada mais econômica ou serviço mais personalizado.

Visando proibir a atuação do aplicativo de transporte Uber em Búzios, o vereador Lorram Silveira  encaminhou um Projeto de lei na sessão ordinária desta quinta-feira (22). Trata-se do projeto de lei nº126 /2016, que proíbe o uso de carros particulares para o transporte remunerado de pessoas no município, estando ou não cadastrados em aplicativos ou sites. O projeto foi aprovado em regime de urgência na própria quinta-feira.

De acordo com texto, os serviços de transporte de passageiros serão mantidos apenas por veículos legalizados pelo município, cuja atividade privativa é restrita ao taxista.   E o descumprimento da Lei implicará ao infrator a aplicação das penalidades pertinentes à infração de transporte irregular de passageiros.

O projeto proíbe também as contratações e cadastros de estabelecimentos comerciais, cujos serviços incluam o transporte remunerado de passageiros, sem a devida autorização, permissão ou outorga da prefeitura.

No momento em que o projeto foi votado, vários taxistas acompanhavam a votação no plenário da Câmara de Búzios. Agora o texto segue para sanção ou veto do prefeito André Granado.

 

Coluna da Angela

Angela é uma jornalista prestigiada, com passagem por vários veículos de comunicação da região, entre eles a marca da imprensa buziana, o eterno e irreverente jornal “Peru Molhado”.

Coluna Clinton Davison

Matérias Relacionadas

Macaé retoma atendimento dos Correios na região serrana

Exposição sobre Heróis Quilombolas estreia na Festa Literária de Maricá

Enel sob pressão: Búzios sofre com falhas constantes no fornecimento de energia

Alerj aprova proibição de publicidade de conteúdo adulto em locais públicos

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

Receba nossa Newsletter!