Menu

Cidades

Vereador Lorram quer proibir Uber em Búzios

lorram_uber1
lorram_uber1
O vererador Lorran de pé

Desde 16 de dezembro, a Uber começou a operar em Búzios, Cabo Frio, Arraial do Cabo e São Pedro da Aldeia. Esse serviço de transporte, disponibilizado através de aplicativo, atende 546 cidades no mundo, dividindo opiniões.

Por oferecer um serviço semelhante aos táxis, mas exercer a atividade com menor custo, a Uber desperta preocupação e críticas dos taxistas ao redor do mundo. O trabalho de taxista comumente é regulamentado por algum órgão do governo, com licenças que podem custar caro. No caso do Brasil, como o número de licenças é limitado e a demanda é alta, existe um mercado informal de aluguel de licenças.

De um lado, taxistas são contra o serviço, alegando, entre outros a concorrência desleal e sua ilegalidade; do outro lado, usuários veem no serviço uma nova opção de transporte e renda, às vezes com rodada mais econômica ou serviço mais personalizado.

Visando proibir a atuação do aplicativo de transporte Uber em Búzios, o vereador Lorram Silveira  encaminhou um Projeto de lei na sessão ordinária desta quinta-feira (22). Trata-se do projeto de lei nº126 /2016, que proíbe o uso de carros particulares para o transporte remunerado de pessoas no município, estando ou não cadastrados em aplicativos ou sites. O projeto foi aprovado em regime de urgência na própria quinta-feira.

De acordo com texto, os serviços de transporte de passageiros serão mantidos apenas por veículos legalizados pelo município, cuja atividade privativa é restrita ao taxista.   E o descumprimento da Lei implicará ao infrator a aplicação das penalidades pertinentes à infração de transporte irregular de passageiros.

O projeto proíbe também as contratações e cadastros de estabelecimentos comerciais, cujos serviços incluam o transporte remunerado de passageiros, sem a devida autorização, permissão ou outorga da prefeitura.

No momento em que o projeto foi votado, vários taxistas acompanhavam a votação no plenário da Câmara de Búzios. Agora o texto segue para sanção ou veto do prefeito André Granado.

 

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

Faça parte da nossa comunidade no Whatsapp e Telegram:

Se você quer participar do nosso grupo, a gente vai te contar como vai ser agorinha mesmo. Se liga:

  • As nossas matérias chegam pra você a cada 1h, de segunda a sábado. Informações urgentes podem ser enviadas a qualquer momento.
  • Somente os administradores podem mandar os informes e realizar alterações no grupo. Além disso, estamos sempre monitorando quem são os participantes.
  • Caso tenha alguma dificuldade para acessar o link das matérias, basta adicionar o número (22) 99954-6926 na sua lista de contatos.

Nos ajude a crescer, siga nossas redes Sociais: Facebook, Instagram, Twitter e Tik Tok e Youtube

Veja Também

Palestra em Búzios sobre paisagismo urbano e diversidade vegetal da Região dos Lagos  

Megaoperação policial desmantela império do tráfico do Comando Vermelho em Búzios e outras cidades do país

Debate público sobre sustentabilidade terá presença de Marina Silva em Macaé

Búzios inicia vacinação contra a dengue para crianças e adolescentes de 10 a 14 anos