Search
Degradê com CSS

Vereador de Macaé afastado por oito anos por manter servidor fantasma

Decisão judicial condenou ainda ao pagamento de multa civil equivalente ao valor do dano causado e determinou a perda dos valores acrescidos ilicitamente ao patrimônio do servidor
Vereador George Coutinho Jardim vereador.

Foto: Câmara Municipal de Macaé
Vereador George Coutinho Jardim vereador. Foto: Câmara Municipal de Macaé

O vereador e 1º Vice-Presidente da Câmara Municipal de Macaé, George Jardim, foi afastado por oito anos de seus direitos políticos devido à prática de improbidade administrativa. A decisão judicial, que foi publicada no dia 17 de janeiro, destaca que o vereador manteve em seu gabinete um servidor, Luciano dos Santos Pacheco, conhecido como “servidor fantasma”, que não cumpria a carga horária exigida para o cargo.

Segundo a decisão, Luciano dos Santos Pacheco, que ocupou o cargo de Agente de Defesa Civil do Município de Macaé de 2010 a 2016, foi cedido ao gabinete do vereador George Jardim entre 2014 e 2016. Durante esse período, mesmo declarando cumprir carga horária de 40 horas semanais na Câmara, ele ocupava também o cargo de Técnico de Logística e Transporte Júnior na Petrobras, cumprindo apenas 8 horas diárias na Casa Legislativa.

Tanto o vereador quanto o servidor reconheceram que os horários registrados na folha de ponto não correspondiam à realidade. Luciano alegou cumprir sua carga horária nos dias em que não estava trabalhando no outro emprego, aos sábados, domingos e feriados, mas não apresentou provas durante o processo.

A decisão ressaltou que, mesmo com a autorização da chefia imediata, não é permitido ao superior hierárquico dispor de recursos públicos, e, no caso de remuneração proveniente de verba pública, não poderia o vereador isentar o servidor do cumprimento da carga horária ou do exercício de suas funções.

Além do afastamento por oito anos dos direitos políticos, a sentença condenou o vereador George Jardim ao pagamento de multa civil equivalente ao valor do dano causado e determinou a perda dos valores acrescidos ilicitamente ao patrimônio do servidor Luciano dos Santos Pacheco, bem como a restituição das remunerações recebidas no período entre outubro de 2014 e abril de 2016, além do pagamento de multa civil correspondente ao acréscimo patrimonial.

Octavio Raja gabaglia

Octavio Raja Gabaglia, o carismático Otavinho, é um nome que ressoa nas praias, encostas e telhados de Búzios. Esse arquiteto genial, conhecido pelo bom papo e pela mente afiada, conseguiu, com engenhosidade, domar os ventos, convidar a luz do sol para habitar as casas com gentileza, além de convencer a paisagem exuberante a fazer parte de sua obra.

Noticiário das Caravelas

Búzios Feed

As melhores experiências de Búzios em um só lugar! Descubra histórias, dicas e memórias inesquecíveis dessa cidade paradisíaca. Compartilhe seu momento e faça parte dessa viagem!

Matérias Relacionadas

Jorge Aragão e Alcione são atrações confirmadas no Festival Sesc de Inverno em Búzios

Interdições no trânsito marcam preparativos para o Festival do Camarão na Praia do Siqueira

Internações por síndrome respiratória seguem acima do esperado no RJ, com baixa cobertura vacinal contra gripe

Búzios recebe novas bombas hidráulicas para reforçar drenagem e prevenir alagamentos em Manguinhos e Cem Braças

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

Receba nossa Newsletter!