Menu

Cidades

Um ano do lançamento da Criança Debaixo do Guarda-chuva

Livro pioneiro da escrita não sexista na literatura infanto-juvenil nacional tem versão em audiobook
O livro é escrito pelo jornalista Victor Viana, e dedicado a questão dos direitos humanos. Foto Matheus Coutinho.
O livro é escrito pelo jornalista Victor Viana, e dedicado a questão dos direitos humanos. Foto Matheus Coutinho.

A Criança Debaixo do Guarda-chuva utilizou recurso literário que não revela o gênero da criança que protagoniza a história que toca em enfrentamento de preconceitos e reforça valores como amizade e tolerância, por meio da história de uma criança que um dia abriu um guarda-chuva e não o fechava nem para ir à escola, andar de ônibus ou dormir.

O livro, escrito pelo jornalista Victor Viana, dedicado a questão dos direitos humanos, foi lançado em agosto de 2021, abrindo discussões sobre literatura e novas formas narrativas em reuniões de bate-papo em projetos sociais e doações de exemplares à crianças e jovens da rede pública de escolas municipais que sediaram as rodas de conversa. A linguagem, cuidadosamente trabalhada, desconstrói clichês ao criar uma personagem sem gênero definido e ao trazer a linguagem poética, oferecendo uma interpretação pessoal à narrativa.

Livro tem ilustração de Manuella Paiva.

“A Criança Debaixo do Guarda-chuva aborda questões que todas as crianças passam. Desde amizades conquistadas e perdidas até dificuldades escolares, passando pelos dilemas da relação familiar, a criança protagonista desta história nos permite adentrar nos sabores e dissabores da sua trajetória. A singularidade dela, diante das demais crianças, é o objeto imponente e peculiar que carrega para todos os lugares: o guarda-chuva. Faça sol ou faça chuva, o fiel companheiro está sempre ali acompanhando-a”, explicou o autor.

Com ilustração de Manuella Paiva, a capa apresenta o personagem de forma livre e descontraída, misturando cores e formas, o que auxilia o leitor a adentrar neste universo. O prefácio é da professora e doutora Sara Wagner, mulher trans, acadêmica e ativista transfeminsita, referência no estudo e discussão da escrita não-sexista. Publicado pela editora Ubook, a história tem versão em audiobook, que pode ser acessada por um QR code disponível na publicação.

O livro pode ser encontrado nas principais livrarias do país e em todas as lojas virtuais.

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

Faça parte da nossa comunidade no Whatsapp e Telegram:

Se você quer participar do nosso grupo, a gente vai te contar como vai ser agorinha mesmo. Se liga:

  • As nossas matérias chegam pra você a cada 1h, de segunda a sábado. Informações urgentes podem ser enviadas a qualquer momento.
  • Somente os administradores podem mandar os informes e realizar alterações no grupo. Além disso, estamos sempre monitorando quem são os participantes.
  • Caso tenha alguma dificuldade para acessar o link das matérias, basta adicionar o número (22) 99954-6926 na sua lista de contatos.

Nos ajude a crescer, siga nossas redes Sociais: Facebook, Instagram, Twitter e Tik Tok e Youtube

Veja Também

Cinco membros da Loja Maçônica de Búzios foram elevados ao grau de Mestre

Lançada segunda edição em espanhol de “Búzios Espiritualidade” na Feira do Livro de Buenos Aires

Flower no Tawa Beach celebra os anos de 1970 a 1990 com a DJ Help

Moradores de Manguinhos terão 30 dias para conectar-se à rede de esgoto