Search
Degradê com CSS

Travestis e Transexuais já tem direito à carteira de identidade social no Rio

trans1

Nesta terça-feira (27) será lançada a Carteira de Identidade Social no Estado do Rio. O documento, que garante e reconhece o exercício pleno da cidadania a uma expressiva parcela da comunidade LGBT, permitirá que transexuais e travestis adotem oficialmente o nome com o qual se identificam.

A cerimônia de lançamento da Carteira de Identidade Social será às 15h no Palácio Guanabara. Yonne Alves de Mello, Pedro Henrique Rodrigues e Vanessa Alves da Silva serão os três primeiros cidadãos fluminenses que receberão a nova carteira durante o lançamento do documento. Os documentos trarão os nomes de batismo e social. A medida foi criada pelo Governo do Rio, a pedido da Secretaria de Direitos Humanos.

A cerimonia contará com a presença também do governador Luiz Fernando Pezão, o secretário de Direitos Humanos e Políticas para Mulheres e Idosos, Átila Alexandre Nunes, e o presidente do Detran-RJ, Vinicius Farah.

O decreto 46.172 do governador Luiz Fernando Pezão, que instituiu o documento, foi regulamentado pelo Detran. O documento, além de reconhecer a identidade social de travestis e transexuais, evitará constrangimentos aos quais eles estão submetidos ao serem chamados por nomes de um gênero ao qual não se identificam. O projeto nasceu a partir de iniciativa da Secretaria de Direitos Humanos e Políticas para Mulheres e Idosos.

Para que a Carteira de Identidade Social seja um reflexo fiel da personalidade de seus donos, o documento trará os seus nomes de batismo e aqueles desejam usar, pelos quais são conhecidos socialmente. O nome social, no entanto, não poderá ser alterado. O documento é válido como identificação oficial.

Os funcionários do Detran passaram por treinamento específico elaborado em parceira com aquela secretaria, por intermédio do Programa Rio Sem Homofobia, para aprimorar ainda mais o atendimento oferecido ao usuário.

Para emitir a carteira de identidade social, bastará o interessado fazer uma declaração de próprio punho em formulário específico disponível nas unidades do Detran. Com esse simples procedimento, sem custo, o nome social será acrescentado ao documento de identificação, passando a aparecer em conjunto com o nome de nascimento. O nome social, no entanto, não poderá ser alterado. É necessário apenas pagar um Duda (Documento Único do Detran de Arrecadação) no valor R$ 37,15. Para emissão de segunda via por roubo, não é necessário precisa pagar o Duda, bastando apresentar o boletim de ocorrência.

Noticiário das Caravelas

Matérias Relacionadas

Búzios amplia monitoramento urbano com 419 câmeras de alta tecnologia

Rio das Ostras confirma 21ª edição do Jazz & Blues Festival para junho de 2025

Búzios recebe Brasil Ultra Triathlon, maior prova de resistência do mundo

Casimiro de Abreu pode ganhar parque temático inspirado em OVNIs

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

Receba nossa Newsletter!