Search
Degradê com CSS

STF forma maioria para condenar Bolsonaro por organização criminosa e tentativa de golpe

Ex-presidente é acusado de tentar golpe de Estado após eleições de 2022; julgamento segue em andamento
STF forma maioria para condenar Jair Bolsonaro por organização criminosa armada e tentativa de golpe de Estado / divulgação
STF forma maioria para condenar Jair Bolsonaro por organização criminosa armada e tentativa de golpe de Estado / divulgação

A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) formou maioria nesta quinta-feira (11) para condenar o ex-presidente Jair Bolsonaro pelo crime de organização criminosa armada, no âmbito da investigação que apura uma tentativa de golpe de Estado após as eleições de 2022.

Os ministros Alexandre de Moraes, Flávio Dino e Cármen Lúcia votaram pela condenação. O ministro Luiz Fux divergiu, votando pela absolvição de Bolsonaro e de alguns réus. O ministro Cristiano Zanin ainda não apresentou seu voto.

Acusações em análise

Segundo a Procuradoria-Geral da República (PGR), Bolsonaro teria liderado um grupo que envolvia integrantes do governo, das Forças Armadas e de órgãos de inteligência, com o objetivo de impedir a alternância de poder.

As acusações incluem:

  • tentativa de golpe de Estado;
  • organização criminosa armada;
  • abolição violenta do Estado Democrático de Direito;
  • dano qualificado;
  • deterioração de patrimônio tombado.

Caso seja condenado, o ex-presidente pode enfrentar pena de até 43 anos de prisão, a depender da dosimetria que será fixada pelo colegiado.

Defesa e próximos passos

A defesa de Bolsonaro nega envolvimento e alega que não há provas suficientes para a condenação. Também aponta cerceamento de defesa e questiona a validade de delações premiadas usadas no processo.

O julgamento deve ser concluído nos próximos dias, quando o último voto for registrado. A definição do placar final determinará os rumos do processo e eventuais desdobramentos jurídicos e políticos.

Octavio Raja gabaglia

Octavio Raja Gabaglia, o carismático Otavinho, é um nome que ressoa nas praias, encostas e telhados de Búzios. Esse arquiteto genial, conhecido pelo bom papo e pela mente afiada, conseguiu, com engenhosidade, domar os ventos, convidar a luz do sol para habitar as casas com gentileza, além de convencer a paisagem exuberante a fazer parte de sua obra.

Noticiário das Caravelas

Búzios Feed

As melhores experiências de Búzios em um só lugar! Descubra histórias, dicas e memórias inesquecíveis dessa cidade paradisíaca. Compartilhe seu momento e faça parte dessa viagem!

Matérias Relacionadas

Búzios inaugura Centro de Referência do Homem para reeducação de autores de violência doméstica

Pixinguinha e Lupicínio Rodrigues são oficializados patronos da Música Popular Brasileira

Rio de Janeiro amplia promoção internacional e ganha voo direto de Toronto a partir de dezembro

Obras na Estrada da Fazendinha em Búzios têm início autorizado

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

Receba nossa Newsletter!