Search
Degradê com CSS

STF condena Jair Bolsonaro a 27 anos de prisão por tentativa de golpe e outros crimes

Primeira Turma do Supremo define pena histórica contra ex-presidente; sete aliados também foram condenados
STF condena Jair Bolsonaro a 27 anos por tentativa de golpe e organização criminosa; sete aliados também foram punidos / Pedro Ladeira - Folhapress
STF condena Jair Bolsonaro a 27 anos por tentativa de golpe e organização criminosa; sete aliados também foram punidos / Pedro Ladeira - Folhapress

com informações da Folha de São Paulo

A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) condenou nesta quinta-feira (11) o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), 70 anos, a 27 anos e 3 meses de prisão por tentativa de golpe de Estado e outros quatro crimes. É a primeira vez na história do país que um ex-presidente é punido por esse tipo de acusação.

A decisão, por 4 votos a 1, incluiu as condenações por organização criminosa armada, abolição violenta do Estado Democrático de Direito, dano qualificado ao patrimônio público e deterioração de patrimônio tombado. O regime inicial será fechado, com 24 anos e nove meses de reclusão e o restante em detenção.

Julgamento histórico

O relator do processo, Alexandre de Moraes, sustentou que Bolsonaro liderou a trama golpista ao final de seu governo, em 2022, pressionando comandantes militares e incitando medidas de exceção para impedir a posse do presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

“Não foi combustão espontânea, não foram baderneiros descoordenados. Foi uma organização criminosa”, afirmou Moraes, em resposta ao voto divergente do ministro Luiz Fux, que pediu absolvição e classificou os atos de 8 de janeiro como “turbas desordenadas” e “choro de perdedor”.

Os votos de Cármen Lúcia, Flávio Dino e Cristiano Zanin acompanharam o relator, consolidando a maioria.

Implicações políticas

Bolsonaro já estava inelegível por decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e cumpre atualmente prisão domiciliar determinada por Moraes. A pena agora fixada pode ultrapassar 40 anos, dependendo da dosimetria final.

A condenação ocorre em meio à pressão de aliados por uma eventual anistia no Congresso e amplia a polarização política a pouco mais de um ano da eleição presidencial de 2026.

Outros réus

Além de Bolsonaro, outros sete integrantes do núcleo central também foram condenados:

  • Almir Garnier Santos (ex-comandante da Marinha)
  • Anderson Torres (ex-ministro da Justiça e ex-secretário de Segurança do DF)
  • Augusto Heleno (ex-chefe do GSI)
  • Mauro Cid (ex-ajudante de ordens e delator do caso)
  • Paulo Sérgio Nogueira (ex-ministro da Defesa)
  • Walter Braga Netto (ex-ministro da Casa Civil e da Defesa)
  • Alexandre Ramagem (ex-chefe da Abin)

Todos foram responsabilizados pelos mesmos crimes apontados pela Procuradoria-Geral da República (PGR).

Octavio Raja gabaglia

Octavio Raja Gabaglia, o carismático Otavinho, é um nome que ressoa nas praias, encostas e telhados de Búzios. Esse arquiteto genial, conhecido pelo bom papo e pela mente afiada, conseguiu, com engenhosidade, domar os ventos, convidar a luz do sol para habitar as casas com gentileza, além de convencer a paisagem exuberante a fazer parte de sua obra.

Noticiário das Caravelas

Búzios Feed

As melhores experiências de Búzios em um só lugar! Descubra histórias, dicas e memórias inesquecíveis dessa cidade paradisíaca. Compartilhe seu momento e faça parte dessa viagem!

Matérias Relacionadas

Búzios inaugura Centro de Referência do Homem para reeducação de autores de violência doméstica

Pixinguinha e Lupicínio Rodrigues são oficializados patronos da Música Popular Brasileira

Rio de Janeiro amplia promoção internacional e ganha voo direto de Toronto a partir de dezembro

Obras na Estrada da Fazendinha em Búzios têm início autorizado

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

Receba nossa Newsletter!