Menu

Cidades

Servidores de Búzios vão analisar proposta de plano de carreira apresentada pela Prefeitura em audiência

Assembleia está marcada para esta quarta-feira (5), na Câmara Municipal
serve Búzios

Os servidores municipais de Búzios vão analisar uma proposta apresentada pela Prefeitura para a implantação de um novo Plano de Cargos e Salários do funcionalismo, durante uma audiência especial de conciliação realizada na tarde desta terça-feira (4), no fórum da cidade. Os pontos do plano de carreira apresentado serão avaliados em uma assembleia geral extraordinária, marcada para esta quarta (5), às 17h30, na Câmara Municipal.

O diretor-presidente do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Armação dos Búzios (ServBúzios), Flávio Neves, viu com bons olhos a proposta do governo, mas enfatizou que a decisão será da categoria.

“Achei a proposta interessante; amanhã os servidores vão deliberar. São 20 anos sem plano de carreira”, destacou o sindicalista.

Sonho antigo da categoria, o Plano de Cargos e Salários foi uma promessa de campanha do atual prefeito Alexandre Martins (PL), que chegou a assinar um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) com o Ministério Público (MPRJ) em dezembro do ano passado, pelo qual se comprometeu a analisar o impacto financeira da folha de pagamentos do município e atualizar o plano de carreira do funcionalismo.

O orçamento de 2022 chegou a ter dotação para a revisão do Plano de Cargos e Salários da Educação, mas um crédito de R$ 63 mil acabou sendo anulado.

Depois de anos, a luta dos servidores ficou judicializada a partir de 2016, quando a associação que antecedeu o ServBúzios, a Asfab, ingressou com uma ação judicial pelo Plano de Cargos e Salários Geral. No ano seguinte, o Ministério Público Estadual deu parecer favorável à causa, que foi ganha em dezembro de 2018, mas nunca devidamente implantada.

Atualmente, o benefício existe de maneira difusa, e apenas algumas categorias possuem regras claras de progressão, como os professores; os agentes de prevenção de sinistros; os agentes de Defesa Civil; e os guardas municipais ambientais. Os servidores cobram a implantação de dois planos, um específico para toda a Educação e outro para o funcionalismo em geral.

Para o servidor municipal efetivo e integrante do Núcleo de Vigília Cidadã do Projeto Territórios do Petróleo Marcos Santos da Silva, falta vontade política do governo para a implantação do plano de carreira.

“Acredito que o que falta é coragem da classe política para romper com a tradição do empreguismo que sempre foi um obstáculo à conquista do efetivo direito ao Plano de Cargos e Salários Geral. Não adianta o gestor ser sensível, mas não agir com vontade política”, disse o ativista o social.

A reportagem da Prensa entrou em contato com a Prefeitura de Búzios, mas não obteve uma resposta até o fechamento desta reportagem. Assim que houver uma resposta, esta matéria será atualizada.

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

Faça parte da nossa comunidade no Whatsapp e Telegram:

Se você quer participar do nosso grupo, a gente vai te contar como vai ser agorinha mesmo. Se liga:

  • As nossas matérias chegam pra você a cada 1h, de segunda a sábado. Informações urgentes podem ser enviadas a qualquer momento.
  • Somente os administradores podem mandar os informes e realizar alterações no grupo. Além disso, estamos sempre monitorando quem são os participantes.
  • Caso tenha alguma dificuldade para acessar o link das matérias, basta adicionar o número (22) 99954-6926 na sua lista de contatos.

Nos ajude a crescer, siga nossas redes Sociais: Facebook, Instagram, Twitter e Tik Tok e Youtube

Veja Também

Grupo Bz promove rifa solidária em apoio às vítmas das chuvas no Rio Grande do Sul

Morador de Manguinhos denuncia vazamento de água

Escola de Artes e Ofícios Zanine em Búzios promove Experiências Criativas para Adultos

Búzios promove terceiro encontro do Seminário Abolição da Escravatura