Menu

Cidades

Secretaria de Estado de Saúde e de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos criam brigada de combate à dengue

Ação inédita em parceria das duas pastas incentivou a formação de grupos antidengue entre os colaboradores da unidade voltada para idosos
Maurício Bazílio (Divulgação SES-RJ)
Maurício Bazílio (Divulgação SES-RJ)

Uma parceria inédita está permitindo a formação das primeiras brigadas antidengue fora da Secretaria de Estado de Saúde (SES-RJ). Equipes da Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos (SEDSODH) participaram nesta quinta-feira (7) de um treinamento feito por agentes de combate a endemias da SES-RJ no Abrigo Cristo Redentor, em Higienópolis, Zona Norte do Rio.

O objetivo da ação é incentivar a formação de brigadas antidengue para identificar os criadouros do mosquito Aedes aegypti. Funcionários e gestores da unidade participaram da atividade, que incluiu palestra educativa e a busca ativa de possíveis focos. O local tem 212 idosos residentes, homens e mulheres, em situação de vulnerabilidade e/ou risco social, além do Centro Dia, que oferece atividades multidisciplinares.

“Queremos incentivar a eliminação do vetor nos locais de trabalho, especialmente com a inspeção de possíveis áreas que possam servir de criadouro para o Aedes aegypti. É muito importante a formação dos brigadistas em locais com circulação de pessoas, especialmente em hospitais e UPAs. Aqui, no Abrigo Cristo Redentor, temos uma população de idosos, que precisam ser protegidos contra a dengue”, disse o agente Alessandro Silva Lessa, que estava acompanhado dos agentes Olício Antonio da Silva e João Roberto Rodrigues.

Equipes técnicas do Centro Integrado de Atendimento à Pessoa com Deficiência (CICAPD) Rego Barros, do Centro de Atendimento Integrado (CAI) Protógenes Guimarães, do Centro de Atendimento Integrado (CAI) Oswaldo Aranha, do Hotel Acolhedor do Catete e do Hotel Acolhedor do Centro também participaram da atividade.

A diretora do abrigo Cristo Redentor, Nádia Aparecida da Silva Pinto, aprovou a ação inédita e incentivou a participação dos colaboradores. “Não tivemos nenhum caso de dengue entre os nossos residentes. Nosso atendimento prioriza o bem-estar dos idosos e sabemos da vulnerabilidade dessa faixa etária. Foi muito importante a presença dos agentes para orientar a equipe e explicar todo o ciclo de vida do mosquito. Vamos formar a nossa brigada antidengue e colocar em prática os ensinamentos que aprendemos aqui hoje”, afirmou Nádia.

A equipe de brigadistas reúne todos os colaboradores das unidades, especialmente dos setores de limpeza e manutenção. “Além dos pontos na parte interna das edificações, os funcionários da manutenção podem verificar as áreas de difícil acesso, como telhados e calhas, que precisam ser acessados com o uso de equipamentos de proteção individual (EPIs) para a limpeza correta dos criadouros”, explicou Lessa durante a palestra, que também abordou diversos aspectos do ciclo de vida do mosquito da dengue e os números gerais da doença no estado do Rio de Janeiro, por meio da ferramenta Monitora RJ, desenvolvida pelo Centro de Inteligência em Saúde (CIS) da SES-RJ.

Como exercício prático, a equipe da SES-RJ percorreu as diversas dependências do abrigo, acompanhada dos colaboradores da limpeza e manutenção. O protocolo seguiu o guia de inspeções da campanha “10 minutos contra a Dengue”, com a verificação minuciosa de calhas, vasos de plantas e outros locais para evitar os possíveis criadouros.

Até 7 de março, o Estado do Rio de Janeiro registrou 104.591 casos prováveis de dengue, segundo a ferramenta Monitora RJ.

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

Faça parte da nossa comunidade no Whatsapp e Telegram:

Se você quer participar do nosso grupo, a gente vai te contar como vai ser agorinha mesmo. Se liga:

  • As nossas matérias chegam pra você a cada 1h, de segunda a sábado. Informações urgentes podem ser enviadas a qualquer momento.
  • Somente os administradores podem mandar os informes e realizar alterações no grupo. Além disso, estamos sempre monitorando quem são os participantes.
  • Caso tenha alguma dificuldade para acessar o link das matérias, basta adicionar o número (22) 99954-6926 na sua lista de contatos.

Nos ajude a crescer, siga nossas redes Sociais: Facebook, Instagram, Twitter e Tik Tok e Youtube

Veja Também

Mais uma ação em Búzios para arrecadar medicamentos para desabrigados no Rio Grande do Sul

Inscrições abertas para Vestibular Cederj 2024

Privilége Búzios é ponto de coleta de doações para o Rio Grande do Sul

TourShop realiza coleta de medicamentos em Búzios para o Rio Grande do Sul