Search
Degradê com CSS
Publicidade

São Pedro da Aldeia terá o 1° Museu do Sal do Brasil

Imagem: Ricardo Cox
Imagem: Ricardo Cox
Publicidade

Espaço irá preservar a memória de uma das principais primeiras indústrias da Região dos Lagos. O Museu do Sal será o primeiro do Brasil

O município de São Pedro da Aldeia é conhecido por sua importância histórica na indústria salineira. Para preservar a memória do ramo, a cidade terá o primeiro Museu do Sal do país. A obra, que foi executada com recursos federais e municipais, foi entregue nesta quarta-feira (30).

O museu está localizado às margens da RJ-140, no bairro Balneário, principal rodovia da cidade. Devido à pandemia do novo coronavírus, não houve solenidade aberta ao público na inauguração. O ato reuniu apenas alguns integrantes da família Mattos, doadora da área e que dá nome ao museu, o secretário adjunto de Turismo, Luiz Carlos Rocha e a secretária de Urbanismo e Habitação, Liane Martins.

O espaço vai mostrar aos visitantes imagens e objetos com as formas de produção dessa indústria e cultura, que teve seu auge nas décadas de 50 e 60. No salão de exposição, ficarão expostos objetos referentes às salinas, como rodos, moinhos, carrinhos e outros, além da estátua de um salineiro em tamanho natural.

O prefeito Cláudio Chumbinho conta sobre a expectativa para o projeto. “Estou feliz em conseguir realizar um sonho antigo de muitos aldeenses. Agradeço ao Jacyr Mattos e a todos que colaboraram para esse empreendimento. Acredito que vamos deixar um legado histórico e cultural para futuras gerações, inclusive, para muitos que não tiveram a oportunidade de conhecer uma salina”.

O Museu foi construído em uma área doada pelo empresário Jacyr Mattos da Silva, herdeiro dos pioneiros da indústria salineira na região. Ele participou ativamente das etapas de organização do novo ponto turístico e cultural da cidade.

história do sal

No século XVIII, existiam nove salinas na região. A primeira a ser construída foi a Perynas, em Cabo Frio, que sobrevive até hoje. Mais tarde, a produção cresceu e havia cerca de 120 salinas em toda Região dos Lagos. No início dos anos 40, as salinas da Lagoa de Araruama estavam entre as maiores produtoras de sal do país.

Salina em Cabo Frio. Imagem: Reprodução

Segundo o pesquisador e assessor especial da Secretaria Adjunta de Turismo, Geraldo Ferreira, a história do sal na região tem início no século XVII, quando os índios observaram que, em determinados pontos da Lagoa de Araruama, nas temporadas sem chuva, formavam-se montes de sal, o que gerou competição com a Coroa Portuguesa, que tinha seu próprio sal e proibiu a concorrência.

No século XIX, a cultura do sal foi liberada e iniciou-se o processo de instalação de salinas, tecnologia do moinho e outras, que foi acelerado nos meados do século XX.

Salina em São Pedro da Aldeia. Imagem: Reprodução

Octavio Raja gabaglia

Octavio Raja Gabaglia, o carismático Otavinho, é um nome que ressoa nas praias, encostas e telhados de Búzios. Esse arquiteto genial, conhecido pelo bom papo e pela mente afiada, conseguiu, com engenhosidade, domar os ventos, convidar a luz do sol para habitar as casas com gentileza, além de convencer a paisagem exuberante a fazer parte de sua obra.

Noticiário das Caravelas

Búzios Feed

As melhores experiências de Búzios em um só lugar! Descubra histórias, dicas e memórias inesquecíveis dessa cidade paradisíaca. Compartilhe seu momento e faça parte dessa viagem!

Matérias Relacionadas

Búzios sedia Copa FARJ de Águas Abertas 2025 na Praia da Ferradura

Memorialista Romano Lorenzi antecipa detalhes da Festa do Divino 2025 em Búzios

Cabo Frio realiza Passeio Ciclístico e Roda de Conversa no Maio Laranja

Bosque Azul terá duas novas escolas públicas com obras em fase avançada

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

Receba nossa Newsletter!

Publicidade
Publicidade