Search
Degradê com CSS

Macaé lidera contratações formais no estado, enquanto o RJ fecha mais de 6 mil vagas em março

Firjan aponta saldo negativo no mês, puxado por perdas no Rio, Niterói e Volta Redonda
EMPREGO

O estado do Rio de Janeiro fechou 6.758 postos de trabalho com carteira assinada em março de 2025, segundo levantamento da Firjan, com base nos dados do Novo CAGED. O número representa o segundo pior desempenho para o mês de março na série histórica da plataforma Retratos Regionais, ficando atrás apenas de março de 2020, início da pandemia da Covid-19.

Apesar do resultado negativo, o município de Macaé se destacou com a abertura de 1.009 novas vagas, liderando as contratações no estado. Também apresentaram saldo positivo os municípios de Seropédica (+473) e Duque de Caxias (+430).

Na contramão, os maiores saldos negativos foram registrados na cidade do Rio de Janeiro (-6.811), seguida de Niterói (-1.088) e Volta Redonda (-684). No Norte Fluminense, Campos dos Goytacazes eliminou 211 vagas formais, enquanto São João da Barra teve saldo de -12 e Quissamã, -21.

O estudo mostra que o setor industrial foi o único a apresentar saldo positivo no estado, com 1.126 contratações. As admissões se concentraram nas indústrias de Transformação, Extrativa, Construção e Serviços Industriais de Utilidade Pública.

Em Macaé, as atividades que mais contribuíram para a geração de empregos foram: manutenção e reparo de máquinas (+359), serviços especializados de construção (+124), apoio à extração de petróleo e gás natural (+111), construção de edifícios (+83) e montagem e instalações industriais (+79).

Já em Campos dos Goytacazes, os cortes ocorreram principalmente nas áreas de vigilância e segurança privada (-168), construção de edifícios (-74), construção de rodovias e ferrovias (-40), fabricação de produtos cerâmicos (-37) e comércio varejista de vestuário (-36).

Acumulado do trimestre

No primeiro trimestre de 2025, o estado do Rio de Janeiro acumula 13.064 novos empregos formais, número quase três vezes menor que os 41.971 registrados no mesmo período de 2024.

O setor de serviços lidera as contratações no ano com +16.875 vagas, seguido pela indústria (+6.928). Em contraste, os setores de comércio (-10.736) e agropecuária (-3) tiveram desempenho negativo.

As classes econômicas que mais contrataram entre janeiro e março foram: Ensino Fundamental (+3.056), Obras de geração e distribuição de energia e telecomunicações (+2.473), Administração Pública (+1.687), Serviços de Engenharia (+1.449) e Coleta de Resíduos Não-Perigosos (+1.361).

A partir deste levantamento, a plataforma Retratos Regionais também passou a disponibilizar dados sobre as famílias ocupacionais mais demandadas, permitindo análises por setor e município.

As profissões com os maiores saldos positivos no trimestre foram: trabalhadores de manutenção de edificações (+3.544), agentes e assistentes administrativos (+2.834), professores de nível médio na educação infantil (+1.838), professores de ensino fundamental de 5º a 8º ano (+1.191) e cozinheiros (+1.170).

Octavio Raja gabaglia

Octavio Raja Gabaglia, o carismático Otavinho, é um nome que ressoa nas praias, encostas e telhados de Búzios. Esse arquiteto genial, conhecido pelo bom papo e pela mente afiada, conseguiu, com engenhosidade, domar os ventos, convidar a luz do sol para habitar as casas com gentileza, além de convencer a paisagem exuberante a fazer parte de sua obra.

Noticiário das Caravelas

Búzios Feed

As melhores experiências de Búzios em um só lugar! Descubra histórias, dicas e memórias inesquecíveis dessa cidade paradisíaca. Compartilhe seu momento e faça parte dessa viagem!

Matérias Relacionadas

Prefeito de Búzios, Alexandre Martins, se pronuncia após ter contas aprovadas pelo TCE-RJ

Gran Cine Bardot traz clássicos e filmes nacionais no fim de semana de Búzios

Fumaça branca no Vaticano: cardeal Robert Prevost é eleito como Papa Leão XIV

Búzios celebra a Semana da Compostagem Brasil 2025 com ações educativas 

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

Receba nossa Newsletter!